América do Norte está pronta para a revolução de pagamento

Artigo publicado na The Review (Dezembro de 2011) por Elliot Davis

O apoio da tecnologia de chip pela Visa sinaliza o início de uma nova era para bancos e varejistas americanos

O sistema de pagamento norteamericano poderia, finalmente, estar prestes a adotar a tecnologia de pagamento digital. Visa, a empresa gigante de pagamento global, divulgou planos para aumentar a sua promoção da tecnologia de chip com contato e sem contato nos EUA – um movimento que parece estar destinado a ser o responsável pelo lançamento da tendência.

A tentativa da Visa em promover a tecnologia de pagamento EMV da próxima geração compreende três iniciativas. Primeiro, a partir de 1 de outubro de 2012, qualquer varejista americano que garantir que 75% de suas transações ocorrem através de terminais habilitados por chip, que facilita os pagamentos com tecnologia sem contato, estarão isentos da validação anual de seus padrões de segurança. Segundo, a Visa está exigindo que todos os prestadores de serviços de subprocessador e processadores adquirente de back-office nos EUA suportem as transações com chips até 1 de abril de 2013.

Por último, a empresa anunciou uma remodelação da responsabilidade em termos de transações fraudulentas em pontos de venda. Historicamente, quando alguém tiver usado um cartão falso para adquirir produtos ou serviços, o emissor do cartão tendia a absorver o passivo financeiro subsequente. A partir de 1 de outubro de 2015, em casos onde o varejista não possui tecnologia de chip apropriada, a responsabilidade financeira, ao contrário, será transferida para o comerciante adquirente – em outras palavras, a organização que autorizou a transação. Combined, these measures look set to have a significant effect on the US card payment market – simultaneously creating an incentive for retailers to adopt new technologies and strong-arming back-office service providers into compliance.

Combinadas, estas medidas devem ter um efeito significativo sobre o mercado de pagamentos com cartão nos EUA – criando, simultaneamente, um incentivo para os varejistas adotarem novas tecnologias e persuadindo os prestadores de serviços de back-office a cumprirem.

"Ao incentivar o investimento na tecnologia de chip EMV com contato e sem contato, nós aceleraremos a adoção de pagamentos móveis, assim como melhoraremos a interoperabilidade internacional e a segurança", disse Jim McCarthy, Chefe Global de Produtos na Visa. “Os pagamentos móveis com tecnologia NFC e outras tecnologias emergentes baseadas em chip estão destinadas a decolar nos próximos anos. Assim, nós estamos tomando medidas hoje para criar uma estrutura comercial que dará suporte às oportunidades de crescimento e criar valor para todos os participantes na cadeia de pagamento”.

A declaração da Visa é a última de uma série de declarações recentes, indicando uma iminente revolução dos processos de pagamento nos Estados Unidos.

Em Maio de 2011, por exemplo, diversos varejistas se inscreveram para experimentar a tecnologia Google Wallet, da Google. Bloomingdale's, Subway e Toys "R" Us, entre outras, estão participando do regime SingleTap, que inicialmente está se concentrando em lojas nas cidades de Nova York e São Francisco e locais próximos a estas cidades. Os consumidores nestas áreas podem comprar mercadorias, resgatar ofertas e obter crédito de fidelidade simplesmente tocando seus smartphones nos leitores na loja.

Apoiadas pela tecnologia NFC, as soluções de pagamento sem contato encontraram, até agora, um certo grau de inércia nos Estados Unidos.

No Reino Unido, no entanto, a gigante de restaurantes fast-food McDonald's já confirmou que todas as suas 1.200 lojas no país aceitarão em breve pagamentos através de cartões de débito e crédito sem contato para compras de baixo valor. Vários outros varejistas no Reino Unido, enquanto isso, inscreveram-se em um esquema que permite que os clientes façam compras no valor de até £15 (€17.10) usando seus smartphones.

Only in English

Technology at a glance

Mobile NFC Services

Learn about Mobile NFC. Discover how mobile NFC simplifies your life.

Play the video.

Downloads

World leader in proven and efficient cards for EMV deployment

Soluções Contactless Payment

More Info

Discover our on Mobile Finance Services offer!