Carros Conectados


​​​​​​​​​​Connected Cars

Hoje, a tecnologia móvel está totalmente incorporada a praticamente todos os aspectos de nossas vidas. A promessa de um “carro conectado” já é uma realidade e traz benefícios reais para motoristas, operadoras de telefonia móvel e fabricantes de automóveis. De acordo com a Gartner, espera-se que até 2020 existam 250 milhões de carros conectados no mundo

A tecnologia M2M automotiva está oferecendo conectividade celular e serviços que enriquecem o estilo de vida móvel tanto para motoristas, quanto para passageiros, oferecendo conectividade de alta velocidade e baixa latência e um conjunto de funcionalidades avançadas, incluindo hotspot (Wi-Fi) móvel, rádio via Internet, serviços na Web e um melhor sistema de navegação.

No entanto, os veículos podem se encontrar em ambientes inóspitos e a tecnologia sem fio tem que suportar temperaturas extremas, vibração excessiva e a umidade vivenciadas nas vias. Além disso, as rigorosas especificações de fabricação dos veículos contribuem para os desafios que um verdadeiro "carro inteligente" enfrenta.

Com soluções LTE integradas, as montadoras automotivas, como a Audi, por exemplo, podem oferecer conectividade de alta velocidade e baixa latência e um conjunto de serviços e recursos avançados que aprimoram a experiência na estrada tanto para condutores quanto para passageiros. Os usuários podem desfrutar de serviços simultâneos de voz e dados integrados, permitindo que um passageiro pesquise na internet o melhor restaurante nas proximidades, enquanto outro passageiro telefona para fazer uma reserva, por exemplo.

A Embratel na América Latina, utilizando nossas soluções de Conectividade Sob Demanda e eSIM já está oferecendo carros conectados na região, garantindo atualização de perfil de usuário remotamente e facilitando a produção industrial de veículos. 

Algumas empresas, como a Faraday Future na California, estão investindo em proteção de dados para carros inteligentes - evitando assim invasões de hackers e grandes complicações para o trânsito e motoristas. Utilizando solução de criptografia, a Faraday Future e os HSMs SafeNet da Gemalto garantem a melhor experiência de conectividade possível, completamente segura. 

Os SIMcards (Chips) M2M (MIM) integrados identificam veículos individuais, criptografam comunicações e garantem conectividade global segura para sistemas de veículos inteligentes, incluindo soluções de ligações de emergência estilo eCall, telemática de veículo, navegação e muito mais, além de serem otimizados para sobreviverem a ambientes extremos.

Os serviços remotos seguros de provisionamento simplificam o processo de fabricação e aumentam a segurança ao permitir que SIMs MFF2 sejam incorporados e instalados durante o processo de fabricação. Isso permite selecionar ou alterar planos e prestadores de serviços sem fio e reduz a exposição à adulteração e danos.

No futuro, os recursos avançados e a ativação de serviços na nuvem seguros, tais como a ignição baseada em identificação segura, aplicações integradas de NFC e carteira móvel contribuirão ainda mais para a comodidade de motoristas e passageiros.

Garanta sempre a Mobilidade

A solução da Gemalto permite o uso das assinaturas dos usuários finais para serviços de infoentretenimento em mobilidade e fornece capacidade técnica para a conectividade de infoentretenimento/telemática.

A Gemalto pode conectar todos os tipos de veículos com:

 

 

Carros conectados e cidades inteligentes: garantindo o futuro


O que o futuro reserva para os carros conectados e as cidades inteligentes? Quais serão os desafios de segurança? E qual será o papel dos dados pessoais, conectividade e aprendizado de máquina?

Jeremy Green trabalha no setor de telecomunicações há mais de 30 anos, principalmente como analista do setor em empresas especializadas em pesquisa, incluindo a Machina Research e a Gartner. Ele compartilha suas percepções sobre como ele vê o futuro dos veículos conectados e das cidades inteligentes ganhando forma.


 Documento