• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

M2M, Carros Conectados


​​​Carro conectado

Hoje em dia, a tecnologia móvel está totalmente incorporada a praticamente todos os aspectos de nossas vidas. A promessa de um "carro conectado" em um futuro próximo é extremamente empolgante para motoristas, operadoras de telefonia móvel e fabricantes de automóveis.

A tecnologia M2M no nível automotivo está oferecendo conectividade celular e os serviços enriquecem o estilo de vida móvel tanto para motoristas, quanto para passageiros, oferecendo conectividade de alta velocidade e baixa latência e um conjunto de funcionalidades avançadas, incluindo hotspot (Wi-Fi) móvel, rádio via Internet, serviços na Web e um melhor sistema de navegação.

No entanto, os ambientes com que os automóveis se defrontam podem ser difíceis e a tecnologia sem fio tem que suportar temperaturas extremas, vibração excessiva e umidade vivenciadas na estrada. Além disso, as rigorosas especificações de fabricação dos automóveis contribuem para os desafios que um "carro inteligente" real enfrenta.

Com soluções LTE integradas, fabricantes de carros, como a Audi, por exemplo, podem oferecer conectividade de alta velocidade e baixa latência e um conjunto de serviços e recursos avançados que aprimoram a experiência "na estrada" para motoristas e passageiros. Os usuários podem desfrutar de serviços simultâneos de voz e dados integrados, permitindo que um passageiro faça uma pesquisa on-line sobre o melhor restaurante nas proximidades, enquanto outro passageiro telefona e solicita uma reserva.

Cartões SIM (Chips) M2M integrados identificam veículos individuais, criptografam comunicações e garantem conectividade global segura para sistemas de veículos inteligentes, incluindo soluções de emergência eCall, telemática do veículo, navegação, e muito mais, e são aperfeiçoados para sobreviver a ambientes extremos.

Serviços de provisionamento remotos seguros simplificam o processo de fabricação e aumentam a segurança ao permitir que SIMs MFF2 sejam incorporados e instalados durante o processo de fabricação. Isto permite selecionar ou alterar planos e prestadores de serviços sem fio e reduz a exposição à adulteração e danos.

No futuro, recursos da próxima geração e qualificação de serviços seguros em nuvem, tais como a ignição segura baseada na ID, aplicativos integrados de  NFC e carte​ira móvel, contribuirão ainda mais para a comodidade de motoristas e passageiros.

Video