• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

A segurança cibernética para drones comerciais


​​​​​​​​​​​​​​​​​​Os drones são classificados como veículos aéreos não tripulados (UAVs). Os principais players que interferem no mercado de drones comerciais são os fabricantes do equipamento, os operadores que usam drones para fins comerciais e as autoridades públicas responsáveis pela segurança e defesa dos cidadãos.

Existem muitas aplicações onde os drones comerciais podem ser usados ​​e a sua segurança é uma necessidade primordial. Em muitos países, a conectividade dos drones será feita por meio de redes GSM a plataformas de gerenciamento de tráfego não tripulado (UTM) em terra. Para garantir o controle dos drones e a segurança dos voos, as plataformas UTM ajudarão a gerenciar o tráfego em baixas altitudes. Elas podem ser gerenciadas por operadores, sob a supervisão de governos ou pela aviação civil.

As aplicações para drones podem incluir:

Drone Delivery 
ENTREGAS 

As principais empresas revendedoras, como a  Amazon, e transportadoras, como UPS e DHL, enxergam um enorme potencial no serviço feito por drones para despachar pequenos pacotes em curtas distâncias.

Drone Farming 
AGRICULTURA

​Os drones oferecem uma maneira econômica de monitorar as colheitas para melhorar a gestão e a​ produção. As câmeras e os sensores infravermelhos dos drones podem avaliar as condições das plantações, permitindo que os agricultores respondam com tratamentos com inseticidas ou fertilizantes.

Drone inspection  
Energia

Os drones podem oferecer inspeção visual e leituras térmicas de alta qualidade, em tempo real, das linhas de energia, oleodutos, gasodutos, torres de transmissão, matrizes de painéis solares, turbinas eólicas e instalações nucleares, permitindo que as equipes de inspeção permaneçam a uma distância segura.

Drone construction 
Construção

Os drones podem oferecer inspeção visual de alta qualidade e em tempo real de todos os tipos de construção, incluindo edifícios e pontes, mantendo as equipes de inspeção seguras. Além disso, drones de pequeno porte são capazes de acessar áreas complicadas e podem fornecer um novo nível de detalhamento para melhorar o desempenho da obra.

Public Safety drones 
SEGURANÇA PÚBLICA

Os drones de segurança pública fornecem uma visão aérea para operações de resgate e permitem que as equipes avaliem de forma rápida e segura as situações de emergência. Eles são inestimáveis ​​para as equipes de busca e resgate, combate a incêndios, esforços de resposta a desastres e na aplicação da lei.

​​

Segurança Cibernética​

À medida que o uso de drones comerciais se expande, isso dá origem a um número crescente de problemas de segurança cibernética que precisam ser abordados para um controle maior de sua operação

De acordo com um relatório da Gartner de 2016, haverá um crescimento até 10 vezes maior na comercialização dos drones do que aeronaves tripuladas até 2020. Milhões de drones comerciais estarão em missões de voo no mundo todo até 2020, o que impulsará mudanças na indústria para acomodar um maior tráfego de veículos. Da mesma forma, apenas nos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA) prevê que, até 2021, a frota de drones não associada a lazer provavelmente será 10 vezes maior do que em 2016.

Os problemas da segurança dos drones já foram relatados e incluem, por exemplo, riscos de colisão, hacking e preocupações de privacidade, entre outros.

A FAA já expressou sua preocupação com o número de aviamentos de drones e, recentemente, no Canadá, veio a público a primeira colisão comercial. Paralelamente, o IoT Institute mostra como o hacking de drones é um verdadeiro problema de segurança -, assim como a Forbes reportou​ neste artigo

Além disso, a divisão de problemas de privacidade do Reino Unido, destacou a necessidade de um controle maior dos drones comerciais.

Insights sobre o setor de drones comerciais

Pedimos a ajuda de alguns especialistas para entendermos a visão geral da indústria de drones comerciais em um mundo cada vez mais conectado e principalmente sobre os elementos-chave para uma implementação comercial bem-sucedida, que inclui requisitos de segurança, privacidade de dados e proteção cibernética dos drones.​


  • What will be the role of commercial drones in the future?


  • What is the future for the commercial drone industry?


  • What will be the role of commercial drones in the future?



  • Drones Comerciais


    Veja como facilitamos a verificação da identidade do piloto e o cadastro de drones com segurança e sem qualquer problema. Este é o primeiro passo para voos seguros.

    Assista ao vídeo

 Documentos

  • Os consumidores confiam na tecnologia dos drones em 2030?

    Veja os resultados da pesquisa da gemalto sobre o uso de drones para efeitos comerciais e sua aceitação pelo público

    Leia mais
  • Gemalto: seu fornecedor confiável para ecossistemas de drones comerciais

    O portfólio de soluções da Gemalto traz confiança para a indústria comercial de drones, incluindo fabricantes, operadores e autoridades públicas.

    Leia mais

Sete fatores importantes para impulsionar o ecossistema dos drone​s

O portfólio de soluções da Gemalto foi desenvolvido para criar confiança no setor de drones comerciais para todos os envolvidos, incluindo fabricantes de drones, operadores e autoridades públicas.

Faça o download do nosso infográfico


7 fatores relevantes para proteção de drones ​

​Regulamentação para Drones

Todos os exemplos acima mostram a necessidade de uma medida regulatória mais forte para proteger o uso de drones comerciais. Na Europa, ela provavelmente entrará em vigor em 2018, embora já existam alguns regulamentos válidos para drones nos EUA emitidos pela Federal Aviation Administration (FAA). Em muitos países, algumas categorias de drones comerciais serão conectadas via redes GSM a plataformas de gerenciamento de tráfego não tripuladas (UTM),  ou estações em terra, enviando uma série de dados sensíveis, inclusive telemetria, atualização de plano de voo ou dados de comando e controle.

Essas plataformas UTM permitirão que as regulamentações sejam implementadas para permitir operações de baixa altitude seguras e eficientes. Elas cobrem todo o ciclo do voo: desde o planejamento das operações, o voo em si e até a conclusão da atividade para fins de rastreabilidade total.

​Os fabricantes e os operadores de drones precisam proteger seus ativos e serviços, enquanto as autoridades públicas precisam garantir a segurança dos cidadãos e a aplicação da lei. Este ecossistema precisa de segurança em todas as etapas, desde a fabricação e implantação dos drones até os voos e, mais ainda, após as operações.

O portfólio de soluções da Gemalto gera confiança no setor comercial para todos os envolvidos, incluindo fabricantes, operadores de drones e autoridades públicas.

As soluções Gemalto permitem:

  • Conectar drones de forma perfeita às redes celulares, em qualquer país
  • Proteger os canais de comunicação existentes entre as estações em terra e os drones
  • Identificar pilotos remotamente com ​serviços robustos de verificação de identidade