• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Segurança cibernética completa para ecossistemas de Internet das Coisas


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​IoT security solutions

Com um número cada vez maior de dispositivos conectados à venda, o ecossistema de IoT segue em grande evolução e os ataques cibernéticos, focados neste segmento, também. A Gemalto oferece soluções de Segurança para IoT que protegem os ecossistemas globais desde sua extremidade até a nuvem, ao fornecer serviços de IDs digitais robustas para dispositivos conectados, proteger os dados IoT em repouso ou em movimento e garantir um gerenciamento regular do ciclo de vida da segurança.

Como a maioria dos dispositivos de IoT são implantados em locais de difícil manutenção e permanecem ativos por muitos anos, a segurança remota e adaptável é essencial para uma longa vida útil, a fim de impedir que dispositivos não autorizados ingressem em uma rede, acessando aplicações globais ou plataformas na nuvem. 

Com sua experiência e conjunto de soluções e serviços de Segurança para a Internet das Coisas, a Gemalto sempre garante proteção completa para os dispositivos de IoT, confidencialidade e integridade dos dados.

O conceito-chave de segurança implementado desde o início do seu projeto

A implementação de recursos de segurança desde o início do projeto (Security by Design) é uma abordagem que garante que a segurança seja incorporada em uma implantação do projeto desde a sua concepção. Para escolher o nível certo de implementação de segurança, nesta fase, os dispositivos, sistemas e redes devem ser vistos holisticamente com os requisitos de segurança associados e os riscos em mente. Implementada adequadamente, os recursos de segurança garantirão que uma ID de dispositivo digital exclusiva e segura seja fornecida no local de fabricação e incorporada no hardware para evitar o roubo ou uso indevido da identidade.

Na Gemalto, desenvolvemos a segurança desde o desenvolvimento dos Dispositivos de IoT ao fornecer IDs e certificados digitais diversificados em nossos Módulos Cinterion. E para aplicações da Internet das Coisas extra sensíveis (rede inteligente, setor automotivo ou saúde, por exemplo), recomendamos a incorporação desses componentes de segurança em nossos Elementos Seguros Cinterion, à prova de violação, para proteção tanto do acesso físico como o digital.

Com essa proteção, até mesmo as pessoas mais mal-intencionadas na linha de fabricação não poderiam obter acesso às IDs dos dispositivos para fazer uso indevido dos dados ou clonagem dos dispositivos. 

Além disso, a segurança garantida desde o início do projeto exige a existência de soluções de segurança escaláveis para reduzir os riscos ad hoc ou futuros. 

A importância do gerenciamento do ciclo de vida da segurança

Como nos dispositivos e software tradicionais, o princípio de atualizações regulares e troca de senhas também deve se aplicar aos dispositivos de Internet das Coisas. A atualização de firmware, o gerenciamento das políticas de acesso e a troca regular de chaves de acesso digitais são fundamentais para garantir uma política de segurança robusta, juntamente com a capacidade de reagir às crescentes ameaças à segurança e alterações na regulamentação. Se o acesso for de alguma forma comprometido, tais mecanismos impedirão o acesso futuro não autorizado.

As soluções de gerenciamento do ciclo de vida de segurança devem estar implementadas para atender a essas necessidades, com a capacidade de receber alertas e tratar remotamente as frotas de dispositivos em larga escala, evitando serviços demorados e caros no campo. A implementação de uma infraestrutura de segurança escalonável na fase inicial do projeto é, portanto, essencial contra abordagens que poderiam expor os sistemas de IoT a ataques de segurança prejudiciais.


 Atualizado em janeiro de 2019

  • A Segurança da Internet das Coisas: Os principais ingredientes para o sucesso

    Em vista dos desafios impostos pela complexidade da segurança da Internet das Coisas e pelo custo percebido da implementação, este relatório pretende simplificar os principais conceitos e destacar estratégias para implementações de segurança da IoT bem-sucedidas e econômicas

    Faça download do Relatório
  • O estado da segurança da IoT - Relatório de Pesquisa Global

    O estado da segurança da IoT - Relatório de Pesquisa Global

    A Gemalto fez parceria com a empresa de pesquisa de mercado Vanson Bourne em uma nova pesquisa global que explora a situação da segurança da Internet das Coisas. O relatório da pesquisa analisa os principais aprendizados e como os players da Internet das Coisas percebem o risco e os desafios de proteger o ecossistema da IoT

    Faça o download do relatório