Proteção para a Internet das coisas


​​​​​​​​​​​​​​​​​Proteção para a Internet das coisas

A Internet das Coisas (IoT) impactará o modo como interagimos com o mundo à nossa volta. Bilhões de "coisas" conversando umas com as outras: de TVs, geladeiras e carros a medidores inteligentes, monitores de saúde e dispositivos vestíveis (wearables). A IoT promete uma comodidade incomparável. Porém, para que a IoT atinja seu potencial, é essencial conquistar e manter a confiança do consumidor sobre questões como privacidade e segurança. Os dados transmitidos pela IoT formarão uma representação gráfica de cada um de nós. O grande desafio será proteger essas informações.

Há muitos meios de um invasor acessar os recursos ou dados em um dispositivo conectado. Os três alvos principais de acesso ilegal são: o dispositivo, a infraestrutura de nuvem e a rede.

Três pilares são essenciais para proteger um dispositivo de IoT, garantindo que a informação esteja segura, seja em repouso ou em movimento. O portfólio da Gemalto protege o dispositivo desde o projeto e a fabricação, ao longo de todo o ciclo de vida, defendendo os dados de ataques maliciosos​. 

Pilar 1 – Proteção do dispositivo:

Bilhões de dispositivos conectados aumentarão o uso de software e de dados em ativos empresariais e gadgets de consumidores. Isso significa novos pontos de ataque para hackers mal-intencionados. As soluções integradas de software da Gemalto para eletrônicos de consumo e comunicação entre máquinas (M2M) ajudam os fabricantes de equipamento original (OEMs) voltados tanto para o consumidor quanto para a indústria e também as operadoras móveis (MNOs) a superar esses desafios de segurança, inclusive o roubo de propriedade intelectual devido ao ambiente não normatizado em que esses dispositivos funcionam.

Pilar 2 – Proteção da nuvem: 

As formas de ameaça mais insistentes vêm da empresa ou do ambiente de nuvem ao qual esses dispositivos inteligentes estão conectados. As soluções da Gemalto para criptografia de dados e segurança da nuvem oferecem um portfólio abrangente aos provedores de serviços e às organizações para proteger os ativos empresariais e em nuvem. Nossa solução de concessão de direitos e licenciamento baseado em nuvem ajuda as empresas de tecnologia a aproveitar todo o potencial desse ambiente, garantindo a segurança de sua propriedade intelectual.

Pilar 3 – Gerenciamento do ciclo de vida da segurança  

Muitas vezes negligenciado, o gerenciamento do ciclo de vida dos componentes de segurança nos dispositivos e em todo o espectro da nuvem ​é um elemento crítico em uma estratégia de segurança digital robusta e de longo prazo. Segurança não é uma atividade isola​da, mas sim uma parte dinâmica do ecossistema de IoT. A inserção de novos dispositivos, a desativação de dispositivos no fim da vida útil, a integração de dispositivos com um novo ecossistema de nuvem ou vice-versa, o controle de downloads seguros de firmware e software... Todas essas atividades precisam de gerenciamento abrangente de identidades, chaves e tokens. A Gemalto disponibiliza soluções para criar uma infraestrutura sustentável de gerenciamento do ciclo de vida da segurança com recursos que incluem gerenciamento de identidade e de acesso, gerenciamento de criptografia, monetização de software e gerenciamento seguro de elementos e de tokenização.

​As soluções de segurança da Gemalto estão promovendo inovações para que todos possamos aproveitar as vantagens de um mundo totalmente conectado​.

Proteção para a Internet das coisas 

 

 Documentos

  • A confiança na Internet das Coisas

    A confiança na Internet das Coisas

    A Internet das Coisas (IoT) influencia vários setores e aplicações, desde carros conectados até infraestruturas e casas inteligentes. Esta diversidade deu lugar a um ecossistema composto por diversos participantes, em quem os consumidores devem confiar para que seus dados fiquem protegidos.

    A confiança na Internet das Coisas [PDF - 494kb]
  • Uma Internet das Coisas Mais Segura

    Uma Internet das Coisas Mais Segura

    Manual da Gemalto para tornar a Internet das Coisas um lugar seguro para se conectar

    Uma Internet das Coisas Mais Segura [PDF - 5.7mb]