• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Cartão EMV com recursos de biometria de impressão digital - Introdução ao cartão de pagamento biométrico


Hoje em dia, em todos os lugares, as pessoas dependem de cartões e telefones celulares para fazer pagamentos.

Muitos já estão se beneficiando da conveniência da biometria de impressão digital em smartphones sem precisar se lembrar de um código PIN.

Agora, a impressão digital está finalmente chegando aos cartões.

Saiba mais sobre a autenticação biométrica aplicada a cartões EMV.

Simplificando o Pagamento com Impressão Digital

Com um sensor de impressão digital no corpo do cartão, pagar com um cartão EMV ficou mais fácil do que nunca:

  • com um simples toque, sem a necessidade de inserir um código PIN no Terminal do ponto de venda (PDV) para executar uma transação de pagamento, tanto no modo de contato quanto no modo sem contato
  • não há mais limite nas transações de pagamento sem contato! Os usuários são autenticados, com segurança, a partir das suas impressões digitais e podem desfrutar da conveniência da tecnologia sem contato para transações de qualquer valor
  • Nenhuma atualização é necessária no PDV, pois a verificação biométrica é realizada diretamente no cartão biométrico EMV e em nenhum outro lugar

Cartão biométrico: o cadastro é fundamental

Um processo de cadastro simples, porém rigoroso, é fundamental para proteger os dados biométricos do titular do cartão.

O procedimento de cadastro pode ser realizado em casa ou na agência. 

  • Quando executados em casa, os dados de referência da impressão digital do titular do cartão são instalados no cartão com segurança usando uma capa de autorregistro fornecida com o cartão (veja a figura abaixo). Ao inserir o novo cartão de pagamento biométrico na capa e seguir o procedimento passo a passo simples, o titular do cartão conclui seu registro em questão de segundos. A ativação é concluída, então, na primeira transação no Ponto de Vendas (PDV).
  • Como alternativa, o titular do cartão pode ir até a agência bancária e obter a assistência do caixa usando um tablet de cadastramento seguro ou ir a um terminal de autoatendimento 24 horas.

​​​​​​​​​​


Os dados biométricos nunca saem do cartão

Os dados de referência da impressão digital são armazenados com segurança no chip seguro do cartão. 

Os dados não são mantidos nos servidores do Banco nem enviados pelo ar por via aérea para um departamento de personalização. 

O processo de cadastramento seguro e intituivo, sempre focado na privacidade dos dados, descrito acima é essencial para o sucesso dos pagamentos usando a impressão digital.

O processo é muito semelhante aos conhecidos processos de autorregistro disponíveis nas principais marcas de smartphones.

A comunicação sobre esse aspecto é certamente fundamental para os clientes.

Slevve and card

O cartão de crédito biométrico da Gemalto combina um sensor de impressão digital e a tecnologia EMV - aqui com sua capa de autorregistro. Os dados biométricos jamais saem do cartão

A experiência do cartão de pagamento biométrico 

O sensor de impressão digital é grande o suficiente e bem posicionado no corpo do cartão para permitir uma experiência perfeita do usuário.

Isso tudo não parece apenas simples. É simples.

Segurando o cartão praticamente da mesma forma que antes, o titular do cartão realizará a verificação biométrica com seu dedo que está registrado.

Bastará a inserção do cartão (modo com contato) ou toque (modo sem contato) no PDV para concluir a transação. 

O código PIN pode ser usado como uma solução alternativa sempre que a impressão digital do titular do cartão não puder ser usada - como, por exemplo, ao sacar dinheiro em caixas eletrônicos.

O novo sensor de impressão digital é compatível com todas as outras opções de cartão EMV, como os sem contato , e, no futuro, com os cartões de Verificação Dinâmica de Código CVV, a partir de uma tela e-Ink no corpo do cartão.  

A biometria também é compatível com as dimensões ISO do cartão.

O resultado?

O cartão de pagamento biométrico também pode ser usado em caixas eletrônicos com um código PIN.

E tem mais.

Identificação para cartões de benefícios sociais

Outra proposta de valor nova e interessante para o cartão EMV biométrico é que, diferentemente do código PIN, que é um método de autenticação, a biometria é um método de identificação

Um código PIN pode ser compartilhado pelo legítimo titular do cartão, mas os dados biométricos não podem ser compartilhados. 

Essa abordagem de identificação trazida pela biometria pode ser usada pelos emissores de cartões para garantir que os benefícios de uso do cartão sejam realmente utilizados pelo verdadeiro titular do cartão: que permite a distribuição de benefícios sociais por meio de um cartão de pagamento EMV. 

Não foi feita nenhuma alteração no desempenho do pagamento EMV, mas apenas uma identificação muito robusta do titular do cartão.

Impressões digitais e identidade:  De acordo com os cálculos feitos por Sir F. Galton (primo de Darwin), a probabilidade de encontrar duas impressões digitais semelhantes é de uma em 64 bilhões, mesmo em gêmeos idênticos.

Outros recursos

  • Não está familiarizado com o EMV? Assista ao nosso vídeo Noções básicas sobre cartão de chip EMV.
  • Saiba mais sobre biometria com nosso novo dossiê: O que é biometria?
  • Veja abaixo nossos white papers 

 

 

 

RBS/NatWest é o 1º grupo bancário do Reino Unido a trabalhar com cartões de pagamento biométricos EMV

Em parceria com a Gemalto - uma empresa Thales, o RBS/NatWest é o 1º grupo bancário do Reino Unido a divulgar os cartões de pagamento biométricos EMV.

O Grupo RBS adota cartões de pagamento sem contato biométricos de impressão digital

O Grupo lançou um piloto nacional de três meses com cartões de débito VISA em abril de 2019, com a participação de 200 clientes, o que permitiu confirmar os benefícios do novo cartão de impressão digital.

Nos serviços financeiros, a biometria está ganhando espaço como uma alternativa segura e conveniente a senhas e PINs. Essa tecnologia tem o potencial de facilitar a vida dos consumidores e oferece mais opções para confirmar sua identidade. Na Visa, estamos comprometidos em trabalhar com parceiros para desenvolver e investir em recursos emergentes que proporcionem uma experiência de pagamento melhor e mais segura para os consumidores. JENI MUNDY, DIRETORA ADMINISTRATIVA, REINO UNIDO E IRLANDA, VISA
​​

O Grupo RBS/NatWest/Coutts implantou com sucesso um segundo piloto em 7 de outubro de 2019 com cartões de crédito mastercard junto a 150 clientes para testar ainda mais a tecnologia e seu potencial.

Ter a certeza de que suas informações estão protegidas é essencial. É por isso que temos a satisfação de apresentarmos esta parceria com a NatWest_Help e a Gemalto para testar o primeiro cartão de pagamento biométrico de impressão digital emitido por um banco do Reino Unido. BOB REANY, Vice-Presidente Executivo, MASTERCARD  

Gemalto lança seu primeiro cartão EMV biométrico para pagamentos sem contato

A Gemalto foi selecionada pelo Banco de Chipre para fornecer o primeiro cartão de pagamento biométrico de interface dupla EMV do mundo para pagamentos com chip e pagamentos sem contato

Usando o reconhecimento de impressão digital em vez de um código PIN para autenticar o titular do cartão, o cartão é compatível com os terminais de pagamento existentes já instalados no país. 

Quando os clientes colocam sua impressão digital no sensor, é feita a comparação entre a impressão digital então digitalizada e os dados biométricos de referência armazenados de forma segura no cartão. 

O cartão biométrico é alimentado pelo terminal de pagamento e não requer uma bateria.

Em outras palavras, não existe limite de duração da bateria nem de número de transações. 

​​Conheça o primeiro cartão biométrico do Ban​k of Cyprus ​​

Para levar a autenticação perfeita ao setor bancário, a Gemalto aproveitou sua extensa experiência em documentos governamentais seguros e liderança em aplicativos biométricos. Nossos clientes se beneficiarão dessa solução inovadora de pagamento com a certeza de que seus dados biométricos jamais sairão de suas mãos TRAACHONITE, GERENTE DO CENTRO DE CARTÕES DO BANCO DE CHIPRE​​

 Documentos

  • Os 9 mitos frequentemente associados aos cartões biométricos

    Os 9 mitos frequentemente associados aos cartões biométricos

    Desmistificando os equívocos mais comuns sobre o uso de cartões biométricos.

    Baixe o infográfico
  • Biometria para meios de pagamentos

    Biometria para meios de pagamentos

    Conheça os casos de uso de cada biometria e como elas podem revolucionar a forma com que seus clientes se autenticam nos canais digitais

    Biometria para meios de pagamentos [PDF - 1.9mb]