• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

A adoção do cartão de metal no Brasil e no mundo


Novembro, 2018

Você sabe como o cartão de crédito foi inventado? O empresário Frank McNamara foi quem teve a ideia do cartão de crédito, em 1949. Após pedir a conta em um restaurante em Nova York, ele percebeu que tinha esquecido a carteira. Ele negociou sua saída do local assinando um recibo pelo jantar e prometeu pagar o que devia ao restaurante. Um ano depois, ele surgiu com a ideia de um cartão de crédito multiuso e fundou a primeira empresa de cartão voltada para o consumidor dos Estados Unidos, o Diner's Club. A ideia era que os membros do clube pudessem assinar a conta do jantar e pagá-la depois.

Ao mesmo tempo, Alfred Bloomingdale - neto do fundador da loja de departamentos Bloomingdale e figura-chave na expansão do negócio de cartões de crédito, fundou a Dine and Sign. As duas empresas acabaram se fundindo e Bloomingdale foi nomeado vice-presidente do novo Diner's Club.

Bloomingdale previu que um dia os cartões de crédito se tornariam mais populares que o próprio dinheiro. E, muito rapidamente, sua previsão tornou-se realidade. Isso pode ser comprovado por um fato divulgado recentemente pelo British Retail Consortium: o valor das compras feitas com cartão já responde por mais de três-quartos de todas as vendas no varejo.

A adoção generalizada de pagamentos com tecnologia contactless (pagamento por aproximação) também teve um grande papel nisso. Dos cartões de plástico aos objetos vestíveis (wearables) que utilizam tecnologias de chips de radiofrequência até aplicativos de pagamento móveis equipados com a tecnologia NFC, os métodos inovadores que permitem transações sem contato para os consumidores estão em toda parte.

Aqui estão alguns ótimos exemplos de tais tecnologias adotadas no Brasil:

  • Pulseiras de pagamento sem contato – elas funcionam muito bem quando você quer fazer um pagamento na praia, no parque, na academia, shows e eventos. Elas são muito mais práticas porque contêm uma tag de pagamento, que tem a mesma funcionalidade que um cartão bancário EMV. Porém, em um formato muito mais flexível e à prova d'água. No Brasil, alguns bancos, como o Banco do Brasil e o Santander já estão oferecendo suas próprias pulseiras. Você também pode pagar pelo acesso ao transporte público no Rio de Janeiro com uma pulseira fornecida pela Riocard.
  • Wearables, como smart watches, joias – anéis ou pulseiras – e até mesmo roupas já podem ser habilitados para fazer pagamentos sem contato, com a utilização de uma tag de pagamento flexível instalada. A Visa lançou um projeto durante os Jogos Olímpicos no Brasil chamado de "anel de pagamento" para oferecer aos atletas maior conveniência ao pagar por suas compras dentro da Vila Olímpica. 
  • Apps para smartphones – já existem soluções de pagamento como as carteiras móveis da Samsung e da Apple que proporcionam aos brasileiros a praticidade de pagar com seus smartphones, sem a necessidade de retirar o seu cartão da carteira. Tanto a Apple quanto a Samsung Pay já estão conectadas com alguns bancos no Brasil. 

Entretanto, a mais recente inovação no mercado de pagamentos é o cartão de metal. O cartão de metal tem um design minimalista, quase sem texto algum ou números na frente do cartão. Tornou-se o mais novo símbolo de status para clientes ricos no mundo todo. Existem cinco tipos diferentes de cartões de metal:

Cartões de metal diferentes da Gemalto

Easy Metal - Este cartão com metal encapsulado tem duas lâminas de PVC na frente e no verso e seu interior em metal. Pesa cerca de 11 gramas e pode ser produzido com a função de pagamento sem contato.

Compact Metal - Este cartão tem o metal encapsulado e duas lâminas de PVC na frente e no verso do cartão e é produzido com uma liga metálica especial em seu interior. Pesa cerca de 18 gramas e também pode ser fabricado como cartão para pagamentos sem contato.


O Metal Veneer Card tem liga de metal em seu interior e é projetado por meio de um processo embarcado de ponta a ponta, o que significa que quando você olha de lado, você poderá ver a borda metálica. O cartão Veneer pesa entre 16 e 18 gramas. É personalizado a laser. Além de poder ser usado como um cartão de pagamento sem contato.

O Hybrid Card tem uma lâmina de metal na frente e uma lâmina de PVC no verso. Pesa aproximadamente 22 gramas. O processo de gravação do número do cartão e dos dados do cliente é feito a laser. Esse cartão também pode ser sem contato, caso necessário.

Full Metal - Esse cartão é produzido a partir de uma liga especial de metal, pesa cerca de 33 gramas. O cartão feito totalmente de metal é o mais luxuoso de todos. Por ser inteiramente de metal, a função de pagamento sem contato não pode ser adicionada.

Esse cartão de luxo já existe nos EUA desde 1999, quando a American Express ofereceu seu cartão Centurion, feito de titânio, a seus clientes. Dezesseis anos depois, em março de 2017, ela lançou seu cartão Platinum, produzido em aço inoxidável.

Cartão de metal completo da Gemalto

Hoje, o cartão de metal é um símbolo de status usado no mundo todo. No Brasil, o Bradesco lançou o primeiro cartão de metal em julho de 2018, trazendo benefícios como pontos que nunca expiram, assistente pessoal, pagamento sem contato, salas VIP nos principais aeroportos do mundo, entre outras vantagens para seus usuários, que exigem qualidade e têm alto poder aquisitivo. O cartão Visa Aeterum é o primeiro no país. Ele é um cartão de metal que será oferecido por convite a um seleto grupo de clientes do banco.

Nos outros lugares do mundo, a empresa inglesa de pagamento digital Revolut lançou recentemente seu cartão de metal como parte de seu serviço premium de cobrança de tarifas, com recursos como reembolso, seguro viagem, um serviço que reserva restaurantes ou ingressos para shows ou acesso mais barato a lounges de aeroportos. Na Alemanha, a N26 é a empresa que está inovando com o seu N26 Metal, descrito como um cartão físico e uma "afiliação para a geração digital".

Ter um cartão de metal significa impressionar seus clientes. Mas o design luxuoso desses cartões não é o seu único benefício. Ter um desses cartões significa que os proprietários podem acessar serviços premium, tais como receber reembolso em transações em uma moeda de sua escolha, fazer retiradas internacionais grátis, upgrades de quartos de hotel, seguro de viagem, entre outros serviços, que não estão disponíveis para todos. Trata-se de proporcionar ao usuário uma experiência contínua, conveniente, segura e ágil.