• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

PSD2 – Aumente a segurança com a autenticação de dois fatores


​​​​​​As pessoas no mundo todo estão cada vez fazendo suas transações bancárias on-line a partir de uma grande variedade de dispositivos, incluindo computadores, tablets e telefones celulares. Os serviços bancários digitais estão crescendo, oferecendo soluções mais confiáveis, simples e convenientes. No entanto, o aumento do pagamento on-line e móvel também foi acompanhado por um aumento extraordinário de fraudes na Internet. 

Os clientes dos bancos esperam conveniência, mas não estão dispostos a negociar a segurança no processo. De acordo com uma recente pesquisa feita pela Gemalto, 44% dos entrevistados trocariam de banco caso seu banco atual fosse violado. A responsabilidade pela proteção das informações pessoais dos clientes é claramente do banco.

+44%

DOS CONSUMIDORES TROCARIAM DE BANCO CASO O SEU BANCO ATUAL FOSSE VIOLADO

Autenticação forte do cliente​​

A Diretiva revisada de Serviços de Pagamento (PSD2) fornece aos bancos uma estrutura mais robusta para garantir a segurança adicional que os consumidores estão buscando. O novo regulamento europeu exige procedimentos de Autenticação Forte do Cliente (SCA) para iniciar e processar pagamentos eletrônicos de serviços bancários on-line. 


A Autenticação forte do cliente, conforme definido na PSD2, significa que as transações são autenticadas usando dois ou mais dos seguintes elementos: 

  • Conhecimento: algo que apenas o usuário conheça (por exemplo, senha, PIN, número da ID)
  • Propriedade: algo que apenas o usuário possua (por exemplo, dispositivo móvel, token, smartcard)
  • Inerência: algo que apenas o usuário seja (por exemplo, reconhecimento facial, de voz, de impressão digital) 

No caso de pagamentos remotos, a PSD2 também requer a criação de um link dinâmico, um elemento de autenticação adicional que vincula dinamicamente o valor da transação e o número da conta do beneficiário.​

 Documentos ‭[1]‬

  • Prepare-se para cumprir a Diretiva PSD2 com a Gemalto

    Prepare-se para cumprir a Diretiva PSD2 com a Gemalto

    Leia nossos White Papers para entender as implicações mais recentes da diretiva PSD2 para o cenário bancário e de pagamentos na Europa.

    Faça o download dos White Papers aqui
 

SOLUÇÕES MÓVEIS DA GEMALTO​

Quer oferecer segurança adicional aos seus serviços bancários e financeiros? O  Pacote Mobile Authentication da Gemalto fornece segurança avançada para o canal móvel, proporcionando uma experiência de usuário descomplicada. 

O pacote de software se integra facilmente a qualquer aplicativo financeiro móvel dando suporte ao conjunto completo de fatores de autenticação forte dos clientes, incluindo métodos biométricos, como o reconhecimento facial e de impressões digitais. Ele também protege seu aplicativo bancário móvel contra ataques como key loggers, malware, clonagem de aplicativos de engenharia reversa e roubo de telefone. O software de mensagem integrado também protege o canal móvel, os elementos de autenticação, o valor da transação e o beneficiário. Usá-lo como um canal de autenticação fora da banda ajuda a proteger transações não-móveis contra ataques como phishing, man-in-the-middle e man-in-the-browser. 

Considerando os requisitos de segurança estabelecidos por PSD2/RTS, podemos avaliar que nossas soluções móveis atendem a todas as necessidades expressas pela EC e pela EBA e podem ajudar os bancos a alcançar um elevado nível de conformidade, especialmente: 
  • Ter um ambiente de armazenamento seguro separado do ambiente de processamento 
  • Garantir que os dados confidenciais estejam criptografados ou que não sejam armazenados no dispositivo. A Autenticação Forte do Cliente é necessária para acessá-los e existem medidas contra a duplicação de dados. 
  • Proteger a comunicação por meio da codificação. Os servidores que realizam as trocas com o celular são autenticados e o canal seguro é, então, fornecido, e o dispositivo é vinculado.

 

  No mundo todo as instituições financeiras confiam na Gemalto para aproveitar o canal móvel para oferecer serviços bancários digitais seguros e convenientes aos seus clientes. O nosso pacote de software já é usado por mais de 40 bancos no mundo para proteger seus serviços financeiros sejam eles banco móvel, carteira móvel e pagamentos, internet banking, comércio eletrônico, gerenciamento de cartões, transferências de dinheiro P2P e caixas eletrônicos que não necessitem de cartão, apenas para citar alguns!​
​​

 Documentos ‭[2]‬