• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

PSD2 - Serviços inovadores e seguros para API aberto


​As pessoas já estão familiarizadas com os serviços de pagamentos digitais. Seja realizando compras com um clique na Amazon ou pedindo uma corrida de Uber pelo celular, os clientes no mundo todo confiam cada vez mais na conveniência dos seus serviços digitais. 

No setor bancário, serviços inovadores baseados em sistemas abertos estão surgindo também. Novos agentes terceirizados, como os fornecedores de serviços de informações de contas (AISPs), que oferecem aos consumidores visibilidade em todas as suas contas bancárias por meio de um único aplicativo, e provedores de serviços de pagamento (PISPs), que oferecem aos consumidores um meio fácil de realizar transferências diretas de recursos via transações on-line, estão modificando todo o cenário bancário tradicional. 

O banco do futuro é aquele que não apenas enxerga essas mudanças em um futuro distante, mas, também, consegue se adaptar a esse novo ambiente hoje. Caso contrário, os clientes estão mais do que dispostos a seguir em frente com um parceiro financeiro que possa prestar os serviços que eles procuram. De acordo com uma pesquisa recente feita pela Gemalto, 38% dos entrevistados deixariam seu banco se outro fornecedor oferecesse serviços melhores ou taxas mais atraentes.

 

+38%

DOS CONSUMIDORES DEIXARIAM SEU BANCO SE OUTRO FORNECEDOR OFERECESSE SERVIÇOS MELHORES OU TAXAS MAIS ATRAENTES

O open banking está aqui

A Diretiva revisada de Serviços de Pagamento (PSD2) promove o desenvolvimento de serviços inovadores baseados em sistemas de dados abertos no cenário dos pagamentos bancários. Visa especialmente incentivar a criação de métodos de pagamento alternativos pela Internet em todos os tipos comuns de dispositivos (por exemplo, computadores, tablets e telefones celulares), dando a provedores terceiros o mesmo acesso às informações das contas dos clientes e aprovação da transação.

A PSD2 especifica que os consumidores têm o direito de usar qualquer provedor terceirizado para seus serviços bancários on-line. Em consequência disso, os bancos são obrigados a fornecer interfaces do tipo Open API (API aberto) para permitir o acesso às informações das contas e início do pagamento.


 

 Documentos

  • Como as soluções de hardware da Gemalto ajudam a cumprir a Diretiva PSD2

    Como as soluções de hardware da Gemalto ajudam a cumprir a Diretiva PSD2

    Leia nosso White paper para compreender as implicações mais recentes do regulamento PSD2 para o cenário bancário e de pagamentos na Europa.

    Faça download do white paper

Mais dados significam mais oportunidades​​

​Ignorar o futuro simplesmente não é uma opção. Os bancos progressistas são aqueles que adotam a inovação e promulgam medidas para abrir seus dados para a melhoria dos serviços bancários. Ao trabalhar próximo aos agentes terceiros, as instituições financeiras podem se preparar melhor para as mudanças do mercado e identificar proativamente as áreas que necessitam de pesquisa e desenvolvimento.  

As soluções de gerenciamento de identidades e acessos da Gemalto permitem que as organizações atendam às necessidades em constante evolução em aplicações na nuvem e dispositivos móveis, ao permitir o acesso seguro aos recursos on-line e proteger as interações digitais dos funcionários, parceiros e clientes com produtos de assinatura digital e autenticação forte líderes de mercado. 

Mais informações sobre nossas soluções de segurança cibernética