Novas carteiras de motorista


​​​​Identificação e responsabilidade para uma melhor segurança rodoviária

A carteira de motorista é um documento com vários usos. Na estrada, ela dá ao seu titular o direito de conduzir determinados veículos. Muitas vezes, também serve como documento de identidade, especialmente nos países que não têm um programa nacional de carteira de identidade. Esta é apenas mais uma razão pela qual a carteira tem que ser altamente segura.

Os países desenvolveram mais recentemente a norma internacional ISO/IEC 18013, que entrou em vigor em 2009 e descreve o quadro para migração para um documento seguro em formato de cartão de crédito.

 

A norma determina o uso de elementos visuais de segurança comparáveis aos que são usados em carteiras de identidade e passaportes. Ela estabelece, também, uma estrutura padronizada para o conjunto de dados básicos (IS0 1813-1).

O material adotado pela Europa é o policarbonato, um meio durável e difícil de falsificar. Os cartões deste tipo podem ter uma vida útil de mais de 10 anos.
A Gemalto oferece uma ampla variedade de cartões, desde os cartões sem chip seguros a cartões de alta segurança, com interfaces com e sem contato, assim como soluções completas para registro e gestão de motoristas, emissão e verificação de documentos, além dos serviços administrados para a emissão de licenças em nome dos governos, como na Noruega.

Com sua experiência em policarbonato e recursos de segurança inovadores, a Gemalto tem orgulho de contribuir para as novas iniciativas de carteiras de motorista da Grécia, da Noruega e do Reino Unido.

Vários países já optaram pelo formato de cartão de crédito e smart card para os seus programas de carteira de motorista ao escolher a Gemalto como seu parceiro.

Índia, Austrália, El Salvador e México são apenas alguns dos clientes da Gemalto nesta área.

Tacógrafo

O Tacógrafo Sealys é uma solução completa projetada para cumprir os requisitos estabelecidos no Regulamento do Conselho (CE) 1360/02. A solução compreende uma aplicação de tacógrafo eletrônico instalada na plataforma MultiApp Sealys, corpo de cartão de PET ou policarbonato e uma solução de emissão. O Tacógrafo Sealys é projetado para atender os mais avançados requisitos de segurança de programas de aplicação de longo prazo, tais como os lançados pelos governos nacionais e pelas agências europeias de transporte.

A solução de Tacógrafo Sealys já foi implantada em mais de 10 países, incluindo França, Países Baixos, Portugal e Turquia.

Cartões Eletrônicos de Registro de Veículos (eVRC)

Há um interesse crescente na introdução de um documento de registro eletrônico altamente seguro para combater fraudes, obter economias por meio da desmaterialização de processos e trazer comodidade para a administração pública, empresas privadas e cidadãos com serviços eletrônicos efetivos.
Os cartões de Registro Eletrônico de Veículo oferecem uma abordagem flexível de seus casos de uso associados, que vão desde os módulos, até projetos completos.

Os cartões de Registro Eletrônico de Veículo oferecem uma abordagem flexível de seus casos de uso associados, que vão desde os módulos, até projetos completos.

Nós podemos oferecer:

  • Aplicação eletrônica IAS versátil para o armazenamento seguro dos dados do veículo e serviços eletrônicos com cartões seguros de policarbonato ou PET/PVC
  • Solução completa flexível: inscrição, emissão, verificação, infraestrutura de governo eletrônico
  • Serviços gerenciados de emissão para alavancar o poder da terceirização
Com os cartões de Registro Eletrônico de Veículo da Gemalto, você pode:
  • Oferecer a segurança definitiva para documentos e prevenir efetivamente tentativas de modificar ou alterar dados
  • Permitir a identificação segura do proprietário
  • Facilitar verificações eficientes nas estradas
  • Acompanhar todo o ciclo de vida dos veículos novos e usados
  • Permitir uma gestão mais inteligente de impostos, seguros e multas

 

El Salvador introduziu o cartão de registro eletrônico de veículos em 1998 para simplificar e centralizar os processos administrativos, bem como reforçar a segurança, a fim de combater o roubo de veículos, a importação ilegal, o roubo de identidade e reduzir a fraude relacionada a documentos falsificados. A solução de smart card ajudou a automatizar totalmente os procedimentos e processos para a administração pública do registro e licenciamento de veículos e pagamentos de multas e impostos. Ele também melhorou a segurança para o público em geral. Além disso, melhorou a capacidade do fisco para cobrar taxas em comparação com os procedimentos anteriores. No primeiro ano do novo serviço, a evasão fiscal foi reduzida com um aumento anual de impostos pagos de 35% em relação ao ano anterior. O maior índice de arrecadação do imposto de circulação de veículos resultou de um maior controle e facilidade dos processos de pagamento.

A Índia implementou uma infraestrutura que agora oferece acesso imediato a informações sobre os motoristas e seus veículos para a polícia e outras autoridades. O mais recente desenvolvimento foi um layout comum para o eVRC, com recursos de segurança padrão para todos os estados (verificação transfronteiriça).

Além das medidas de prevenção para a segurança rodoviária, que promoverão aplicações tais como a "carteira de motorista com registro de pontos" e o histórico de controle do veículo, o Ministério dos Transportes marroquino pretende usar as carteiras de motorista eletrônicas e os cartões de registro de veículos eletrônicos para oferecer aos cidadãos um conjunto de serviços que afetará diversas facetas das suas vidas cotidianas. A carteira de motorista eletrônica e o cartão de registro eletrônico de veículo do Marrocos poderão reunir futuras aplicações para o transporte público, pedágios de estradas, pagamentos de seguros e impostos, entre outros.

 Documentos