Novas carteiras de motorista


​​​​Identificação de motoristas para uma melhor segurança rodoviária

A carteira de motorista é um documento que possibilita vários tipos de usos. Em geral, ela dá ao seu titular o direito de conduzir determinados veículos. Muitas vezes, também serve como documento de identidade, especialmente nos países que não investiram em um programa nacional de carteira de identidade, por exemplo. Entretanto, este é apenas um dos motivos pelo qual a carteira de motorista precisa ser altamente segura.

Os países desenvolveram a norma internacional ISO/IEC 18013, que entrou em vigor em 2009 e descreve a situação atual da migração de governos para um documento mais seguro em um formato padrão e em formato de cartão de policarbonato.

Novas carteiras de motorista 

A norma determina o uso de elementos visuais de segurança comparáveis aos que são usados em carteiras de identidade e passaportes eletrônicos. Ela estabelece, também, uma estrutura padronizada para o conjunto de dados básicos da normativa IS0 1813-1.

O que faz do policarbonato tão especial?

O que o diferencia de outros materiais é também a sua propriedade não delaminável.

Quando laminada sob calor, pressão e não misturada com outros plásticos, as camadas entrelaçadas de policarbonato tornam praticamente impossível trocar informações dos documentos ou fotos sem destruir completamente o documento. 

É o mesmo material usado para produzir vidro à prova de bala e você pode ouvir a diferença: as carteiras de motorista em policarbonato são tão rígidas que soam como um CD quando caem no chão.

As carteiras de motorista de Maryland  ou de Quebec são bons exemplos destes cartões de identidade altamente tecnológicos.

Uma ampla variedade de cartões, soluções e serviços

O material adotado pela Europa em suas implementações de carteiras de motorista é o policarbonato - um meio durável e difícil de falsificar. Os cartões deste tipo podem ter uma vida útil de mais de 10 anos.

A Gemalto oferece uma ampla variedade de cartões inteligentes, desde cartões sem chip seguros a cartões inteligentes com chip e interfaces com e sem contato, assim como soluções completas para cadastramento e gestão de motoristas, emissão e verificação de documentos, além dos serviços administrados para a emissão de licenças em nome dos governos, como na Noruega.

Com sua experiência em emissão de documentos em policarbonato e recursos de segurança inovadores, a Gemalto tem orgulho em contribuir para as novas iniciativas de carteiras de motorista da Grécia, da Noruega e do Reino Unido.

Vários países já optaram pelo formato de cartão "de crédito" e de cartão inteligente para os seus programas de carteira de motorista ao escolher a Gemalto como seu parceiro.

Índia, Austrália, El Salvador e México são apenas alguns dos clientes da Gemalto nesta área.

Carteiras de motorista aprimoradas

As Carteiras de Motorista Aprimoradas ou Carteiras de Motorista Eletrônicas (EDLs) são carteiras de habilitação e de identificação que possuem um chip RFID incorporado e já são emitidas por alguns estados dos EUA e províncias canadenses para facilitar e agilizar a entrada nos Estados Unidos por terra e mar por meio dos seus países vizinhos. Elas fornecem comprovação de identidade e cidadania e são emitidos após um processo de cadastramento seguro.

Autoridades de inspeção de fronteira equipados com terminais de leitura sem contato podem ler o número de identificação exclusivo de uma EDL em uma distância de até 10 metros. Os oficiais podem facilmente realizar uma verificação do portador do cartão, aproximando-se do ponto de controle, antes mesmo de receber o cartão físico para uma inspeção visual.​​

A Marquis ID systems (MIDS), uma empresa da Gemalto com sede em Fort Wayne (Indiana) desenvolveu carteiras de motorista aprimoradas e soluções completas, desde o registro seguro até a emissão e verificação dos documentos para os departamentos de veículos automotores.

O que é uma carteira de motorista digital?

Carteiras de motorista digitais​

Atualmente, a maioria das agências públicas responsáveis pelo licenciamento dos veículos e do motorista estão buscando uma versão para smartphones de seus documentos. A CNH digital ou a carteira de habilitação móvel pode trazer mais comodidade aos cidadãos e oferecer novas oportunidades para transações que exigem alguma forma de identificação.

Padrões estão longe de serem definidos. No entanto, as carteiras de habilitação digitais podem se expandir rapidamente como uma forma complementar de identificação das carteiras de motorista físicas.​​

​​​​As soluções da Gemalto de carteiras de motorista digitais oferecem modelos de tecnologia e implementação que levam em conta a facilidade de uso, os programas e práticas de carteira de motorista locais (motoristas, autoridades da lei, provedores de serviços...) e oferecem o mais alto nível de segurança em armazenamento de credenciais, transmissão de dados e verificação.

Na América do Norte, a Marquis ID Systems (MIDS), uma empresa da Gemalto, desenvolveu soluções de cadastramento segura para emissão e verificação de documentos para o Departamento de Veículos Automotores e atualmente está trabalhando com 11 estados em implementações deste tipo. A solução da Marquis ID Systems para a carteira de motorista móvel é uma maneira altamente segura de entregar, armazenar e gerenciar o ciclo de vida do documento em um smartphone. 

Quer saber mais sobre as carteiras de motorista digitais? visite nosso site.​

Tacógrafo

O Tacógrafo Gemalto é uma solução completa projetada para cumprir os requisitos estabelecidos pelo Regulamento do Conselho (CE) 1360/02. A solução compreende uma aplicação de tacógrafo eletrônico instalada na plataforma MultiApp da Gemalto, seja no corpo de cartão de PET ou policarbonato e, inclui uma solução de emissão. O Tacógrafo​​ é projetado para atende​r os mais avançados requisitos de segurança de programas de aplicação de longo prazo, tais como os lançados pelos governos nacionais e pelas agências europeias de transporte.

A solução de Tacógrafo​ Gemalto​​ já foi implantada em mais de 34 países, incluindo França, Países Baixos, Portugal e Turquia.

Cartões Eletrônicos de Licenciamento de Veículos (eVRC)

Há um interesse muito grande na introdução de um documento de licenciamento eletrônico altamente seguro para combater fraudes, obter economias por meio da desmaterialização de processos e trazer comodidade para a administração pública, empresas privadas e cidadãos através de serviços eletrônicos efetivos.

Os cartões de Licenciamento Eletrônico de Veículo oferecem uma abordagem flexível para seus casos de uso associados, que vão desde módulos, até soluções completas de implementação de serviços digitais. ​

Nós podemos oferecer:

  • Aplicação eletrônica IAS versátil para o armazenamento seguro dos dados do veículo e serviços eletrônicos com cartões de policarbonato ou PET/PVC
  • Solução completa e flexível: registro, emissão, verificação e infraestrutura  completa de governo eletrônico​
  • Serviços gerenciados de emissão para impulsionar o poder da terceirização
Com os cartões de Licenciamento Eletrônico de Veículo da Gemalto, você pode:
  • Oferecer a segurança necessária para documentos e prevenir efetivamente tentativas de modificação ou alteração de dados
  • Permitir a identificação segura do títular do documento
  • Facilitar verificações eficientes nas estradas ou trânsito nas cidades
  • Acompanhar todo o ciclo de vida dos veículos novos e usados
  • Permitir uma gestão mais inteligente de impostos, seguros e multas

El Salvador introduziu o cartão de licenciamento eletrônico de veículos em 1998 para simplificar e centralizar os processos administrativos, bem como reforçar a segurança, a fim de combater o roubo de veículos, a importação ilegal, o roubo de identidade e reduzir a fraude relacionada a documentos falsificados. 

A solução de cartão inteligente ajudou a automatizar totalmente os procedimentos e processos para a administração pública do licenciamento de veículos e pagamentos de multas e impostos. Ele também melhorou a segurança para o público em geral. Além disso, melhorou a capacidade do fisco de cobrar impostos, em comparação com os procedimentos anteriores. No primeiro ano do novo serviço, a evasão fiscal foi reduzida com um aumento anual de impostos pagos de 35%, em relação ao ano anterior. O maior índice de arrecadação do imposto de circulação de veículos resultou de um maior controle e facilidade dos processos de pagamento.

A Índia implementou uma infraestrutura que agora oferece acesso imediato a informações sobre os motoristas e seus veículos para a polícia e outras autoridades. O mais recente desenvolvimento foi um layout comum para o eVRC, com recursos de segurança padrão para todos os estados (verificação transfronteiriça).

Além das medidas de prevenção para a segurança rodoviária, que promoverão aplicações tais como a "carteira de motorista com registro de pontos" e o histórico de controle do veículo, o Ministério dos Transportes marroquino pretende usar as carteiras de motorista eletrônicas e os cartões de licenciamento eletrônico de veículos para oferecer aos cidadãos um conjunto de serviços que afetará diversas facetas das suas vidas cotidianas. A carteira de motorista eletrônica e o cartão de licenciamento eletrônico de veículo do Marrocos poderão reunir futuras aplicações para o transporte público, pedágios de estradas, pagamentos de seguros e impostos, entre outros.​

 Documentos