• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

A carteira de motorista digital – a sua identidade dentro do seu telefone

​​​​​​​​​​​​​​O mundo está evoluindo rapidamente para formatos móveis e digitais, ajudando muitas tarefas do cotidiano. Você já pode fazer diversas coisas com o seu telefone celular, como, por exemplo, comprar bilhetes, fazer pagamentos, operações de programas de fidelidade, check-in em companhias aéreas e muito mais, graças às aplicações armazenadas no que está se tornando cada vez mais a nossa carteira móvel. 

​Os principais impulsionadores dessa tendência são a conveniência e a facilidade de uso para as transações que requerem alguma forma de identificação. E um dos documentos mais usados ​​para confirmar a identidade está indo pelo mesmo caminho - a carteira de motorista.

 
​​

Os objetivos principais da carteira de motorista, quer seja a carteira física ou a digital, continuam sendo confirmar a identidade e conferir o direito de conduzir um veículo.  

Foram feitas implantações experimentais em alguns estados nos EUA para explorar a viabilidade técnica de uma carteira de motorista digital. Lá, as carteiras de motorista digitais, também chamadas de licenças de motorista móveis, estão definidas para manter os principais aspectos visuais de uma carteira de motorista física, exibindo as informações pessoais do motorista - nome, endereço e data de nascimento, junto com a foto do titular da carteira. Várias tecnologias são consideradas, mas a segurança e a facilidade de uso serão os principais impulsionadores.​​

Digital driver licenseConveniência do formato móvel – novos casos de uso de identificação em potencial​​ 

Além dos aspectos importantes da segurança, as autoridades demonstraram interesse particular na conveniência universal deste formato móvel:​

  • Conveniência para titulares, que podem viajar mais "leves", apenas com uma carteira de motorista digital atualizável instantaneamente em seu telefone.
  • Conveniência para a polícia ou outras autoridades que queiram verificar a identidade e os privilégios concedidos.
  • Conveniência para as autoridades emissoras, que podem explorar novos serviços que necessitam de tal canal confiável e seguro para o compartilhamento e validação da identidade.  

A carteira de motorista tem sido um padrão ao longo de décadas, atuando não apenas como prova de que você pode dirigir, mas, também, como um documento de identidade para comprovar a idade e a identificação da pessoa, abrindo a carteira de motorista móvel para muitos usos, tais como:

  • Controle de polícia: paradas na estrada para identificar o condutor de um veículo e seus privilégios.
  • Comprovação de idade: nos locais em que a compra de bebidas alcoólicas, como ocorre em muitos países, está restrita a pessoas com 18 anos ou mais, devidamente verificada pelo lojista. 
  • Locação de veículos: identificar o locatário, garantir privilégios de direção e compartilhar atributos (endereço, etc.)
  • Validação ou confirmação da identidade para o check-in no hotel, instituições financeiras, serviços sociais, etc.​
  • Autenticação on-line do controle de acesso até a verificação da identidade.​

 

When could you use a DDL?

Carteira de motorista digital - o panorama americano para 2016-2018​

Iowa foi o primeiro estado a testar a carteira de motorista digital e começou um programa experimental com 60 funcionários estaduais no final de 2015. O objetivo foi testar a usabilidade diária da solução. No Tennessee, a legislação (HB556) promulgada em 20 de maio de 2015 autoriza o Departamento Estadual de Veículos Motorizados a desenvolver um "sistema de carteira de motorista eletrônica" seguro e exibir imagens eletrônicas em um telefone celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico portátil. Cinco poderes legislativos estaduais nos Estados Unidos autorizam o estudo da carteira de motorista em smartphones: Delaware, Florida, New Jersey, North Dakota e Texas. Outros cinco estados estão analisando a legislação: Arizona, Illinois, Kentucky, Louisiana e Missouri.

Na Califórnia, o poder legislativo estadual aprovou um projeto de lei  (fevereiro-setembro de 2015) para estudar a viabilidade de um app de carteira de motorista móvel digital para smartphone. Isso, porém, foi vetado pelo governador da Califórnia, Jerry Brown, em outubro de 2015.

A Associação America do Grupo de Trabalho de Administradores de Veículos Motorizados (American Association of Motor Vehicle Administrators Working Group) está observando as melhores práticas e os padrões DDL e está voltada principalmente para as questões sobre privacidade e responsabilidade.

O cenário jurídico também foi impactado positivamente pelo famoso caso Riley contra a Califórnia de setembro de 2014. A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que a Polícia não pode pesquisar informações digitais em um telefone celular apreendido de um indivíduo durante uma prisão sem o devido mandado judicial. Isto, facilita a implementação de soluções DDL pelos estados, e a polícia não pode fazer pesquisas arbitrárias em telefones, apenas que o tribunal, é claro, autorize.

Outras iniciativas no mundo

Na Austrália, a cidade de New South Wales anunciou em novembro de 2015 a implantação das carteiras de motorista digitais em smartphones durante o ano de 2016 e, em fevereiro de 2016, a imprensa revelou que o estado de Victoria também estava analisando a tecnologia para produzir carteiras de motorista digitais nos meses seguintes. O estado de Western Australia anunciou um plano para transformar as carteiras de motorista em carteiras de identidade digitais em abril de 2016.

O premier de New South Wales, Mike Baird, prometeu implantar a carteira de motorista digital dentro dos próximos quatro anos. No entanto, será preciso muita cooperação para definir uma abordagem de trabalho multijurisdicional no país.

Em maio de 2016, Agência de Licenciamento de Veículos e Motoristas da Grã-Bretanha (DVLA) divulgou que também está trabalhando em uma carteira de motorista digital para smartphones e apresentou um "protótipo" de um recurso que permite que as pessoas armazenem a sua carteira de motorista em seu telefone e transforma o iPhone do motorista em uma carteira de identidade.

Outros países, como a Índia, por exemplo, estão pesquisando esta opção. Hoje, o mercado está em um estágio muito inicial e os padrões não estão ainda totalmente definidos.

Mobile driver licenseAs tecnologias e os modelos de implementação da Gemalto

A carteira de motorista móvel, deve abordar alguns requisitos fundamentais para ser plenamente aceita como uma carteira de identidade digital confiável. Ela precisa estar acessível tanto on-line quanto off-line, ser altamente segura para proteger a confidencialidade e a privacidade dos dados do usuário, ser interoperável ​entre as diferentes autoridades de emissão e verificação, e, ainda, ter capacidade para administrar a integridade dos dados ao longo da sua vida útil – desde o registro até o processo de verificação no campo. Por enquanto, as carteiras de motorista móveis não substituirão as carteiras de motorista físicas, mas coexistirão como uma forma secundária de carteira de identidade para complementar essas carteiras de motorista físicas. 

Em setembro de 2015, a Gemalto realizou um amplo estudo junto a uma comunidade de consumidores on-line que com 200 membros do Reino Unido e dos Estados Unidos. O feedback direto dos potenciais usuários da solução da carteira de motorista digital revelou os benefícios, preocupações e a diversidade do público. Estes resultados permitiram à empresa criar modelos de implementação pertinentes.

As soluções Mobile DL da Gemalto levam a tecnologia e os modelos de implementação que se importam com a facilidade de uso, os esquemas de carteira de motorista locais (motoristas, polícia, prestadores de serviços, etc.) e oferecem o mais alto nível de segurança tanto no armazenamento de credenciais quanto na transmissão e verificação de dados.

Uma credencial digital não apenas oferece novas camadas de segurança, tais como PIN ou verificação de impressões digitais, mas também é muito mais difícil de duplicá-la ou alterá-la de forma fraudulenta. Como ela é verificada junto ao backend do emissor em tempo real, uma credencial fraudulenta pode ser rápida e facilmente identificada como uma credencial inválida, tornando, assim, a verificação de credenciais digitais, até mesmo aquelas de fora do estado, uma atividade significativamente mais simples e mais segura. E se o telefone celular do usuário for perdido ou roubado, a carteira digital pode ser desativada remotamente ou apagada quase que instantaneamente.

Ao contrário da carteira de motorista tradicional, uma carteira de motorista móvel jamais precisa sair das mãos do seu proprietárioUma pessoa que verifica a carteira de motorista, terá acesso à autenticação avançada em tempo real, através de outra versão da aplicação em um dispositivo de autenticação - quer seja um outro smartphone ou um leitor. Nenhuma impressão digital é deixada no dispositivo de verificação e não é feita qualquer marcação de geo-localização ou rastreamento das informações do usuário.

ACom uma carteira de motorista digital, um emissor pode ter muito mais controle sobre as credenciais de uso em comparação com uma carteira de motorista física tradicional - por exemplo alertando os titulares quando a sua carteira está prestes a expirar. Os cidadãos também poderão atualizar suas informações pessoais ou até mesmo renovar sua carteira diretamente através do aplicativo em vez de ter que ir até a repartição, economizando.

O controle e a conveniência se mostrarão elementos essenciais para emissores e usuários no caminho para as carteiras de motorista móveis. Esta forma de credencial digital pode permitir uma nova forma, mais eficiente e mais segura, de autenticar uma pessoa e seus direitos a uma série de usos de identificação pessoal​.

Sobre a Gemalto

No setor público, a Gemalto ​​fornece documentos seguros, serviços para governos e grande segurança de documentos.  Seus produtos e soluções são implantadas em mais de 100 programas de governo em todo o mundo​. 

A empresa está presente em numerosos proje​​tos de registro de licença e de veículos de condução, incluindo o Reino Unido, Holanda, França, Índia, México, Marrocos, estados do Alasca, Maryland, New Hampshire, West Virginia, Idaho, Colorado, District of Columbia, Hawaii, West Virginia, Wyoming, Quebec, para citar alguns.​

A nossa contribuição para estes projetos, nos proporciona uma excelente visão geral da tecnologia envolvida, suas aplicações e da qualidade dos sistemas de informação. Além disso, os nossos especialistas têm fornecido apoio a debates nacionais sobre como melhorar os sistemas, principalmente para combater a fraude. Finalmente, a Gemalto é um colaborador ativo na normalização europeia e global.​

 Documents