• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Autorização Eletrônica de Viagem (eTA): Acelerando Viagens


Viajar é ótimo, mas, dependendo do local do embarque e para onde você está planejando ir, isso pode exigir muita preparação. 

Além de encontrar as melhores ofertas para voos e hotéis e escolher cuidadosamente os objetos pessoais para levar na mala, você pode ainda ter que solicitar um visto antes da sua viagem. 

A experiência de viagem é importante

Se você precisa solicitar um visto antes da partida, você provavelmente terá que se dirigir até a embaixada ou consulado do país ou um centro de solicitação de vistos. Isso também pode exigir o envio do seu passaporte para um escritório do consulado. É sempre preocupante ficar longe de seu passaporte, pois ele é um importante documento de identificação e há sempre o risco de perdê-lo.

Isso pode ser um aborrecimento para os viajantes, especialmente quando a embaixada ou o centro de solicitação ficam longe da sua casa!

Já é uma tendência entre alguns países o estabelecimento do visto eletrônico (e-Visa ou eVisa) ou autorização eletrônica de viagem (eTA) para simplificar o processo de solicitação e aumentar a segurança no desembarque. 

Antes de avançarmos, vamos refrescar nossas memórias com algumas definições para ter a certeza de que sabemos o que estamos falando. 

O que é um eVisa?

eVisa: Um visto eletrônico (e-Visa ou eVisa) é um requisito de entrada em um país realizado on-line, armazenado em um computador e associado ao número do passaporte utilizado para o pedido. Ele simplifica o processo de emissão de visto, pois não há etiqueta, adesivo ou carimbo a ser colocado no passaporte antes da viagem. A solicitação é inteiramente processada pela Internet.

O que significa eTA?

eTA: uma autorização eletrônica de viagem ou eTA é um requisito de entrada em um país para cidadãos estrangeiros isentos de visto que viajam ou transitam para o país selecionado, geralmente por via aérea. Ele permite que o país de destino ou de escala faça a triagem dos viajantes antes da sua chegada, aumentando a visibilidade e a segurança.

Um dos mais conhecidos sistemas eTA é o serviço on-line ESTA para os viajantes que querem viajar para os Estados Unidos no âmbito do Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program). Esses viajantes devem solicitar autorização.

O que é VOA?

Visa on Arrival (Visto no Desembarque): também conhecido como VOA, é concedido em uma área de entrada, na maioria dos casos após um processo de pré-aprovação on-line. Isso é diferente de não exigir um visto, já que o viajante ainda assim deve obter o visto através da imigração antes de entrar no país de destino.

Para os países que aceitam VOA, geralmente há um processo acelerado para os solicitantes do visto que já foram aceitos ou pré-aceitos através de um processo on-line. Os viajantes podem se beneficiar de filas especiais criadas para aqueles que têm visto eletrônico para passar pela imigração rapidamente. Esse processo pode economizar um tempo considerável, talvez até mesmo horas.

No nosso recente dossiê sobre eVisa , explicamos os benefícios da autorização pré-viagem em termos de gestão de riscos e conveniência. Também detalhamos os três principais fatores por trás do sucesso de um projeto de eVisa.

Como solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)

A solicitação da eTA é um processo online e fácil.

Os solicitantes precisam de um passaporte válido, um cartão de crédito e um e-mail, para obter a aprovação da sua eTA via e-mail.

A solicitação é, então, armazenada e vinculada ao número do passaporte do requerente. Todos os registros de vistos são armazenados em um banco de dados que permite a verificação on-line das informações por detentores de vistos, organizações do país registrado e funcionários das companhias aéreas.

Não é necessário apresentar-se fisicamente ou apresentar seu documento de viagem para receber algum adesivo de visto. A solicitação é executada inteiramente pela Internet em apenas alguns cliques e fornece uma permissão antecipada para visitar o país.

O novo processo de verificação biométrica on-line da GemaltoO novo processo de verificação biométrica on-line da Gemalto

A fim de verificar a identidade do requerente on-line, a Gemalto propõe um sistema de Verificação de Identidade On-line que verifica automaticamente as características de segurança eletrônicas e físicas dos documentos de identificação.

Este software de verificação de identidade, combinado com a identificação biométrica, permite verificar se o portador do documento é o seu legítimo proprietário e se ele tem o direito de solicitar um visto.

O processo é descrito no vídeo acima. 

Uma estrutura comprovada com o Gerenciamento de Visto da Gemalto 

Você sabia que a maior especialista do mundo em serviços de tecnologia e terceirização para governos e missões diplomáticas do mundo todo utiliza mais de 10 sistemas Gerenciamento de Visto para atender mais de 1.000 centros de solicitação de visto localizados em mais de 100 países em cinco continentes?

Está na hora de conhecer melhor esta solução. 

Vários países já simplificaram e agilizaram seus processos de solicitação de visto. Se você está interessado em se juntar a eles, é hora de conversar com a Gemalto sobre processos de viagens com o eVisa.