• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Polícia Nacional do Paraguai identifica o principal suspeito de um duplo assassinato brutal – e é premiada com o CUGI 'Hit of the Year' 2016


Todos os anos, o CUGI (Cogent User Group International) reconhece e premia o trabalho excepcional de especialistas em questões policiais e forenses. Em 2016, o Prêmio CUGI Hit of the Year foi dado a uma equipe dedicada que atua na Policía Nacional del Paraguay (Polícia Nacional do Paraguai), pela identificação do principal suspeito de um duplo assassinato brutal.

Este vídeo conta sua história...

Duplo assassinato em San Estanislo, Paraguai

 

Em agosto de 2015, dois jovens amigos, com 20 e 22 anos de idade, foram mortos a tiros em um intervalo de 24 horas na cidade paraguaia de San Estanislo. A mesma arma calibre 9mm foi usada em ambos os assassinatos. 

"Durante a investigação, os oficiais recuperaram provas, incluindo um telefone celular pertencente a uma das vítimas em seu quarto", explica o subcomissário O.S. David Domínquez, da Policía Nacional del Paraguay."Os especialistas forenses conseguiram obter uma lista de chamadas telefônicas, juntamente com algumas fotos recentes em um aplicativo de mensagens popular. Uma das fotos se mostrou muito reveladora."

A foto em questão mostrou uma quantidade de maconha sobre uma mão aberta. A polícia acreditava que era de um traficante de drogas, mostrando às jovens vítimas que ele tinha a "mercadoria" que eles procuravam.

Peritos forenses no trabalho em Assunção

A imagem foi enviada para a Divisão de Identificação Humana da Polícia Nacional na capital do Paraguai, Assunção. Os especialistas forenses aumentaram e ampliaram a impressão digital exibida na imagem. Ela foi, então, inserida em um Sistema de Identificação de Impressões Digitais Automatizado Gemalto Cogent AFIS (Automated Fingerprint Identification System) para fins de comparação em um banco de dados com mais de sete milhões de registros.

Uma combinação positiva foi identificada em alguns minutos.

Usando essa informação, o suspeito foi, então, preso e levado à julgamento pelos assassinatos.  

Prêmio "Hit of the year" da Cogent User Group International

 

Todos os dias, pessoas dedicadas estão trabalhando nos bastidores para resolver crimes.

A CUGI e a Gemalto se empenham em celebrar o notável trabalho dos especialistas forenses e policiais no mundo todo, na medida em que se esforçam para construir comunidades mais seguras e levar os infratores à justiça.   

Para saber mais sobre o trabalho dos analistas forenses acesse a página na internet do "Hit of the year" e veja como o Lake County Crime Lab ajuda a levar os ladrões de banco à justiça.

Se você tiver uma história de sucesso para compartilhar, entre em contato usando o formulário de contato abaixo.