O que é uma carteira de motorista digital?


Carteira de Motorista Digital

​​​​​​​​​​​​​​Qual a função de uma Carteira de Motorista Digital?

Hoje quase ninguém sai de casa sem o seu smartphone, especialmente os milhares de millennials que vivem hoje no Brasil. Esses primeiros cidadãos que aderiram à tecnologia móvel estão acostumados a interagir com a tecnologia em seu dia-a-dia e esperam o mesmo nível de inovação de seu departamento de trânsito.

Uma carteira de motorista digital é uma versão altamente segura​ de sua carteira de habilitação física (CNH) ou da carteira de identidade armazenada em seu smartphone. Ela não substitui a carteira física, mas é um complemento dela.

Da mesma forma que os cartões de crédito, dinheiro e chaves começaram a evoluir para encontrar o seu lugar nos nossos smartphones, uma CNH digital em seu dispositivo significa que você sempre estará com ela ao alcance de suas mãos - mesmo que você deixe sua carteira ou bolsa em casa.​

Como obter a carteira de habilitação digital? Depois que ela for implementada em seu estado, o processo de inscrição será bem simples.​ ​ Visite o site da Serpro e conheça a primeira versão da CNH digital do Brasil.​

Cadastro da nova Carteira de Motorista Digital – Existe um aplicativo para isso!

Após a escolha da migração digital do seu departamento de trânsito, a carteira de motorista digital poderá ser obtida facilmente. Ao solicitar uma nova carteira ou fazer a renovação da carteira anterior, você poderá selecionar a opção Carteira de Motorista Digital. O Departamento de Trânsito terá um processo implantado para associar seu telefone ao seu perfil. Você fará o download de um aplicativo em seu smartphone, concluirá o pareamento e sua carteira de motorista digital será baixada e armazenada de forma segura no seu aparelho.

Uma vez baixada, ninguém poderá acessar sua carteira de motorista digital, exceto você. O aplicativo é protegido por PIN ou impressão digital.

Apresentação da sua Carteira de Motorista Digital às Autoridades Policiais

Caberá a cada estado individualmente e ao órgão policial local determinar quais procedimentos e métodos funcionam melhor dentro de seus respectivos protocolos já existentes.

A ideia é que os cidadãos possam apresentar sua carteira de habilitação digital para as autoridades policiais, que, por sua vez, terão acesso a todas as informações a que têm acesso na carteira física.

Apresentação de sua Carteira de Motorista Digital para comprovação de idade

Para comprar produtos com restrição de idade, como bebidas alcoólicas, o caixa pedirá para ver a sua identidade. Ele precisa verificar se é uma carteira de identidade válida, se você é maior de idade e se você é realmente o legítimo proprietário da identidade (se o seu rosto corresponde à imagem que consta na carteira). Ele não precisa ver seu nome completo, endereço e outras informações pessoais.

Com uma carteira de motorista digital, o caixa pode digitaliza-la e receber confirmação em tempo real de que sua identidade é válida e que você é maior de idade. Ele também poderá fazer a confirmação visual de que você realmente é a pessoa que aparece na carteira de motorista digital.

Uso da sua Carteira de Motorista Digital junto ao controle de fronteiras

Ao passar pela segurança no aeroporto, os passageiros que preferirem usar seu dispositivo móvel poderão simplesmente apresentar sua CNH digital usando seu smartphone. Isso equivalerá à digitalização do cartão de embarque móvel.

O pessoal de segurança do aeroporto poderá confirmar, de uma forma rápida e fácil, a validade da credencial usando um processo confiável de verificação de documentos. ​

Veja o vídeo abaixo com o depoimento dos usuários e autoridades dos EUA que já testaram ou implementaram carteiras de motoristas digitais em seus estados:

 
 

​Para mais informações, incluindo as iniciativas da Gemalto por estado nos EUA e uma análise do interesse internacional, leia nosso artigo Carteira de Motorista Digital - sua identificação em seu smartphone.

 Documents