• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Um breve histórico do uso de policarbonato em carteiras de identidade


​​​​​​O polímero de policarbonato ou, simplesmente, policarbonato, é a opção cada vez mais popular em muitos países do mundo para a produção de documentos, já que ele aumenta significativamente o nível de segurança dos documentos de identificação.

Ele já conquistou a confiança de muitos governos em todo o mundo.

Neste infográfico, ilustramos alguns dos principais marcos pelos quais as identidades de policarbonato passaram nos últimos 20 anos.

Mais de 2 décadas de inovação​

gemalto_.jpg  

<< Ampliar infografía​>> ​ 

Por que o policarbonato?

O que torna o policarbonato tão exclusivo?

Primeiro, você pode literalmente ouvir a diferença!

Os cartões de policarbonato são tão rígidos que soam como um CD ao cair.

O que o diferencia de outros materiais é a propriedade não delaminável de um cartão de identidade feito totalmente de policarbonato. Quando utilizado na forma pura e não misturado com outros plásticos, as diferentes camadas de policarbonato se fundem para formar uma estrutura monolítica sólida.

Na Gemalto, recomendamos cartões ou página de dados feito 100% de policarbonato.

Então, o que isso significa?

É impossível separar as camadas do policarbonato quando fundidas. E isso é uma das razões pelas quais o policarbonato é tão seguro: as camadas entrelaçadas do plástico fazem com que seja praticamente impossível trocar informações ou fotos de documentos sem destruí-lo e inutilizá-lo completamente.

A estrutura em camadas também é ideal para a implantação dos recursos de proteção que podem ser instalados com segurança e protegidos dentro de uma verdadeira identidade de policarbonato. A carteira de identidade suíça foi uma das primeiras identidades (também usadas como documento de viagem) a usar policarbonato.

E tem mais!

Este material transparente descoberto e patenteado pela Bayer em 1953 tem interessantes propriedades ópticas, é muito flexível e apresenta uma ótima resistência a impacto e ao calor, com uma excelente durabilidade.

Superior a outros plásticos ou materiais compostos, essas propriedades exclusivas permitem a produção de documentos de identificação de longa duração.

E não é surpresa que esse material também é usado para fazer vidros à prova de balas!

Vamos ver por que o policarbonato é uma combinação perfeita para os recursos de segurança:

O policarbonato é o campeão na proteção da fraude em carteiras de identidade

Este é o chamado conceito de bloco único: todos os elementos, sejam eles os elementos seguros ou os dados do titular do documento de identidade, são integrados de forma a se protegerem mutuamente de qualquer tentativa de fraude.

Por exemplo, a foto do titular, gravada a laser no corpo do cartão, está totalmente ou parcialmente interligada ao trabalho de arte, os recursos impressos ficam entre a superfície do documento e a camada gravada a laser, a lateral da foto pode ser protegida por recursos táteis, gravação em alto/baixo relevo, Imagem a Laser Modificável ou Múltipla (CLI/MLI) ou laser tátil e a foto pode, ainda, ser protegida por Dispositivos de Imagem Difrativa Opticamente Variável (DOVID) integrados.

Um bom exemplo pode ser visto com o novo passaporte finlandês lançado em 1 de janeiro de 2017.

As verdades sobre a identificação em policarbonato:

  • Qualquer tentativa de alterar a foto destrói uma parte dos recursos impressos. Isso se aplica também às tentativas de separar a superfície do documento e a camada gravada a laser.
  • Qualquer alteração no documento requer que a camada de plástico na parte da frente ou de trás seja raspada antes de modificar os dados personalizados e recombinar o documento de identificação com o uso de material de um segundo documento idêntico. Isso exige um processo altamente sofisticado e a evidência de adulteração geralmente é visível.

A personalização gravada a laser do documento de policarbonato oferece outras possibilidades de recursos de segurança para proteger os dados pessoais.

Recomenda-se a incorporação de uma imagem "fantasma" gravada a laser a fim de proporcionar maior proteção à foto principal do portador.

O documento de identidade de Macau foi o primeiro documento a utilizar esse recurso de imagem "fantasma".

E não para por aí!

Laser marking now in color 

Utilização de cores para a gravação a laser em policarbonato

Robusto o suficiente para resistir ao uso intensivo e condições climáticas extremas, o policarbonato é o material mais confiável e seguro para documentos de identificação, como dito anteriormente.

Mas o principal inconveniente deste material era o fato de que a foto do titular do documento somente poderia ser reproduzida em preto e branco.

Quando comparada a versões anteriores do documento de identidade, onde a foto foi colada ou impressa digitalmente, a imagem em preto e branco pode ser percebida como um retrocesso pelo cidadão e usuário final, apesar da alta resolução da foto.

A Gemalto tem feito investimentos consideráveis no desenvolvimento de imagens a cores para policarbonato.

Consequentemente, a Gemalto desenvolveu uma nova solução de personalização baseada em uma nova e revolucionária tecnologia de impressão que combina o que há de melhor no policarbonato com uma foto colorida. Anunciada em 2014, a tecnologia foi usada em 2016 para a implantação nacional da carteira de identidade de Camarões.

Sobre a Gemalto e a Trüb, duas especialistas em policarbonato

A Gemalto oferece serviços e soluções robustos de identidade para governos, gráficas nacionais e integradores a serviço das necessidades dos cidadãos.

Os produtos e soluções da empresa já foram implantados mais de 100 programas governamentais  no mundo todo.

Como pioneiros na tecnologia de policarbonato, a Gemalto e a Trüb uniram forças em 2015 para oferecer uma experiência inigualável e conhecimento especializado nesta área. 

Criada em 1859, a Trüb é sinônimo de qualidade, precisão e segurança para documentos de policarbonato de alta qualidade. A Trüb também é conhecida pela sua inovação em elementos de segurança únicos projetados na Suíça por seus talentosos engenheiros.

Sobre este infográfico 

Considerando o amplo escopo dos tópicos, este documento não pretende fornecer uma avaliação exaustiva. Ele fornece a base para a compreensão de alguns dos principais marcos pelos quais as identidades de policarbonato passaram nos últimos 20 anos.


Se você quiser saber mais, discutimos o conceito de "bloco único" em nosso relatório de setembro de 2016 sobre projeto de segurança.

 

​ 

​​