• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Conheça o SIMCard 5G e seus benefícios para a rede


​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​What is 5G-SIM?

O que é um SIM 5G?

5G-SIMUm SIM 5G é um elemento seguro inviolável e a única solução permitida que garante o acesso à rede 5G. Foi especificado pelo órgão de padronização 5G ETSI-3GPP para as especificações UICC Release 15 (UICC: Universal Integrated Circuit Card, mais conhecido como SIM).

Ele aborda diretamente os principais atributos da tecnologia 5G: banda larga móvel avançada, serviços de IoT massivos e comunicações críticas. Em 2024, a rede 5G alcançará 40% de cobertura populacional e 1,5 bilhão de assinaturas, tornando-se a geração mais rápida a ser lançada em escala global.

Um SIM 5G suporta todos os formatos disponíveis (SIM removível, M2M SIM, eSIM).

Quais os desafios da rede 5G para as operadoras?

Para conseguir entregar a promessa da rede 5G às empresas e usuários, a confiança no ecossistema é um item fundamental que deve ser adicionado na arquitetura da rede 5G virtualizada.

Enquanto isso, um grande número de regulamentações legais e de segurança surge e levanta alguns pontos interessantes:

  1. A gestão da privacidade do usuário é cada vez mais vista como algo crucial nesta nova sociedade digitalizada. Essa realidade pode prejudicar as operadoras móveis e o que mais importa para elas, a relação com seus usuários: sua reputação e, portanto, a confiança depositada nelas. Em particular, a identidade do assinante móvel está em jogo (ou seja, sua Identidade de Assinante Móvel Internacional, também conhecida como IMSI, usada para identificar o usuário de uma rede móvel e uma identificação única associada a todas as redes móveis). Graças ao equipamento receptor IMSI, os IMSIs podem ser facilmente utilizados para localizar, rastrear indivíduos e coletar dados. A anonimização completa da identidade do assinante de ponta a ponta (ou seja, do dispositivo à rede básica) é necessária: isso pode ser imposto às operadoras móveis por meio de regulamentações rigorosas (por exemplo, GDPR) ou implementadas pelas operadoras móveis como parte de sua própria política de segurança/estratégia.

  2. As atuais arquiteturas de segurança móvel dependem, principalmente, do sigilo dos elementos de autenticação de rede das operadoras (ou seja, algoritmo de autenticação de acesso à rede da operadora e credenciais de chaves de longo prazo usadas para autenticação mútua de usuários em redes móveis). Tais informações podem ser inesperadamente expostas através de ataques de hackers (por exemplo, agências de inteligência do Estado...) ou violações acidentais durante as trocas entre as operadoras móveis e seus provedores. Esta vulnerabilidade pode levar à espionagem de comunicação, clonagem de SIM, entre outros. Se a operadora móvel considerar que esses dados confidenciais estão comprometidos ou suspeita de uma exposição indevida, eles podem ser forçados a alterar seu algoritmo de autenticação de rede e/ou substituir fisicamente os cartões dos seus usuários finais, prejudicando a experiência do usuário, criando custos de renovação de SIMcard e, eventualmente, levar à perda de confiança e da reputação da operadora. Assim, elas devem ser capazes de manter um ambiente seguro em caso de vulnerabilidade, restaurando o nível de segurança em todo o ciclo de vida do SIM.

Desta forma, o roaming para a rede 5G também está na agenda das operadoras.

Ao viajar para o exterior, os usuários da rede 5G, particularmente os primeiros usuários desta rede, esperam logicamente continuar o uso do 5G. Eles não entenderiam se voltassem para uma rede 3G ou 4G, perdendo assim a experiência móvel aprimorada da nova rede. As operadoras móveis devem ser capazes de garantir que sua política de roaming em 5G/4G e 3G seja aplicada corretamente em qualquer país.

Quais os benefícios do SIM 5G da Gemalto? 

O SIM 5G da Gemalto pode ajudar a enfrentar esses desafios abaixo: 

5G-SIMPrivacidade da identidade do assinante

As operadoras podem garantir agora a anonimização dos dados do usuário graças à criptografia IMSI, possibilitada pelos recursos de criptografia de identidade interna do SIM 5G. 

Melhoria do ambiente seguro

As operadoras móveis podem atualizar o algoritmo de autenticação contido no SIMcard de maneira segura e remota, sob demanda, graças ao gerenciamento de rotação de chaves.

Experiência de roaming 5G conveniente

O SIM 5G garante que as operadoras móveis ofereçam aos usuários uma experiência otimizada de roaming 5G enquanto maximizam suas receitas de roaming, graças a nova rede e o gerenciamento de capacidade de roaming 5G remoto baseado no SIMcard

O SIMcard 5G da Gemalto é suportado pelo primeiro chipset 5G do mundo para smartphones

SIMcard 5G 

 

Os primeiros smartphones 5G do mundo contam com o chipset SnapdragonTM 855 Mobile Platform da Qualcomm

A Gemalto vem trabalhando com a Qualcomm Technologies, líder global de chipsets e modem, para garantir sinergia completa com o seu SIM 5G, integrado com a plataforma móvel da Qualcomm. 

"A Qualcomm Technologies construiu um relacionamento duradouro com a Gemalto, focado em fornecer soluções móveis com segurança robusta", disse Gautam Sheoran, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, Inc. 

"Estamos estendendo essa colaboração para permitir que as OEMs desenvolvam dispositivos 5G com facilidade, com recursos robustos de segurança, utilizando o Gemalto SIM 5G e nossa plataforma móvel Qualcomm® Snapdragon ™ 855 inovadora, para preparar o caminho para a comercialização 5G em 2019. 


 WHITE PAPER

  • Um novo modelo confiável para a era 5G

    Um novo modelo confiável para a era 5G

    Os casos de uso da tecnologia 5G trarão novos requisitos para armazenamento, computação e rede, e representarão novos riscos para a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados da empresa e do usuário. Este White Paper apresenta as recomendações da Gemalto para abordar esses novos desafios e desenvolver um novo modelo confiável para a era 5G.

    Desenvolvimento de um novo modelo seguro da rede 5G

 DOWNLOAD THE Q&A

  • Apresentação das redes 5G: características e usos

    As redes da quinta geração (5G) atualmente estão sendo desenvolvidas e chegarão ao mercado no início de 2020. Em comparação com a atual tecnologia 4G LTE, a rede 5G tem como objetivo alcançar alta velocidade (1 Gbps), baixa potência e baixa latência (1ms ou menos), para o uso massivo da IoT, a Internet tátil e a robótica.

    Apresentação das redes 5G: características e usos

 TRAINING

  • 5G overview & subscriber security essentials for next-generation networks

    A comprehensive insight into 5G evolutions for digital transformation

    Training agenda
  • 5G: O Guia Completo

    5G: O Guia Completo

    O que você pode esperar desse novo nível de conectividade?

    Leia mais