Ativação de identidades digitais seguras para todos os canais
Para garantir sua posição de destaque em um ecossistema totalmente digital, as operadoras móveis, fabricantes de equipamentos originais e prestadoras de serviços precisarão reivindicar novos territórios no mercado, reduzir custos operacionais e atrair novos clientes. Isso pode ser feito através do estabelecimento de experiências perfeitas e totalmente digitais para os clientes. As
identidades digitais seguras são a chave para garantir essas experiências e abrir uma variedade enorme de acessos a serviços sensíveis quanto à segurança.
O que é uma Identidade digital segura?
Para começar, uma ID digital é o vínculo tecnológico entre uma entidade real, uma pessoa, e suas entidades equivalentes digitais. Inclui uma coleção de atributos de identidade capturados e armazenados eletronicamente, incluindo dados biográficos e biométricos, principalmente algo que a pessoa tem — como um smartphone - que pode descrever esta pessoa de forma única dentro de um determinado contexto.
As pessoas têm muitas identidades digitais compostas, geralmente, por um endereço de e-mail e uma senha para acessar diferentes serviços on-line. Em alguns casos, como quando envolvemos meios de comunicação ou lazer, podemos acessar as redes sociais usando um pseudônimo para revelar menos sobre a nossa identidade. Mas quando se trata de determinadas áreas como serviços de governo e bancos, é fundamental que você seja quem você diz ser: por isso as IDs digitais precisam ser confiáveis.
As identidades digitais seguras (Trusted Digital IDs) são criadas após a verificação de autenticidade das informações fornecidas.
Uma ID digital de confiança compreende um conjunto de atributos verificados (como documentos de identidade ou dados biométricos), fornecendo, assim, um elo certificável entre uma pessoa e sua identidade digital. Esses atributos também podem incluir a verificação junto a terceiros, tais como bancos de dados do governo, identidade social, número de cartão de crédito, registros móveis, etc.
Para operadoras móveis, fabricantes de equipamentos originais e outras empresas, as identidades digitais seguras significam fluxos de trabalho digitais mais harmoniosos e processos de aquisição de clientes mais eficientes. Os custos operacionais são reduzidos e a experiência do cliente é melhorada. Além disso, uma
Identidade Digital Segura pode servir como um gateway para que os assinantes acessem vários serviços sensíveis quanto à segurança, como dinheiro móvel, governo eletrônico e internet banking, permitindo que as operadoras saiam na frente nesses setores em grande desenvolvimento.
Aproveitando nossa experiência inigualável em
verificação de identidade, biometria e serviços móveis, integramos todas as tecnologias necessárias para capturar e verificar as identidades dos usuários de forma simples e, depois, digitalizá-las com segurança.
Como consequência disso, as operadoras, as fabricantes de equipamentos originais e outras empresas poderão acelerar suas estratégias de digitalização, lançar novos serviços, combater a fraude e cumprir os novos regulamentos.
Como criar uma identidade digital segura?
Uma ID digital ou ID móvel segura é criada a partir da realização de três etapas gerais: captura de dados, verificação de ID e digitalização da ID. Os detalhes de cada etapa podem variar de acordo com a extensão das informações que a operadora móvel deseja capturar e as regulamentações a que estão sujeitas, como, por exemplo, com relação à privacidade dos dados pessoais.
- Captura
- Verificação
- Digitalização
1. Captura de dados
Quer seja na loja ou de maneira remota, os atributos da identidade são capturados instantaneamente. Esses atributos podem ser documentos de identidade, tais como passaportes, carteiras de motorista, carteias de identidade e, também, recursos biométricos, como reconhecimento facial. O hardware necessário pode variar desde um telefone celular até scanners especializados e inovadores.
2. Verificação de ID (Know your Customer)
A verificação da identidade tem por objetivo verificar a autenticidade do documento de identificação do usuário final e validar se a pessoa é quem afirma ser. Isso pode exigir uma combinação de soluções, dependendo do nível de certeza necessário.
Leia mais
3. Digitalização da Identidade
Após o estabelecimento da correspondência entre os dados biométricos e o documento de identidade, uma ID digital poderá ser criada. A partir de agora, a ID digital do usuário pode ser usada para fazer login, facilmente, no serviço. O usuário pode obter acesso simplesmente apresentando o atributo biométrico solicitado, como sua impressão digital.
Leia mais
1. Como capturar documentos de identidade e dados biométricos?
Captura de documentos de Identidade
As informações da identidade do assinante são capturadas a partir de um documento de identidade (passaporte, carteira de motorista ou identidade nacional, permissão de residência, etc.). Nesse processo, informações como nome e data de nascimento podem ser extraídas por meio da análise de imagem (reconhecimento óptico de caracteres). Essa tecnologia ajuda a garantir que informações precisas do cliente sejam registradas no CRM.
Captura de dados biométricos
Um dispositivo de captura biométrica (como um telefone celular, câmera web, tablet, ou scanner para coleta de impressão digital ou em quiosque de autoatendimento) é usado para capturar as informações biométricas do usuário. Os tipos de dados biométricos que podem ser coletados incluem informações do rosto, impressão digital, impressão da palma mão ou da íris.
2. Como verificar documentos de identidade e dados biométricos?
Verificação de ID
Depois de capturado, o sistema verifica a autenticidade de um documento de identidade a partir de um software dedicado. Diferentes métodos podem ser usados para verificar os recursos de segurança do documento de identidade fornecido em um banco de dados de identidades. Nesta fase, as informações pessoais do titular da carteira também podem ser extraídas para preencher automaticamente os campos nos formulários de cadastro, do CRM, etc. Isso resulta em um processo de integração mais rápido e descomplicado para os clientes, além de economia de tempo e maior precisão de dados para as operadoras móveis.
Existem diferentes níveis de verificação de documentos: padrão, verificação dos detalhes da foto da identidade visíveis à luz, avançado com recursos de segurança existentes em raios branco, infravermelho e ultravioleta e verificação do chip de maneira eletrônica.
Verificação de dados biométricos
A tecnologia biométrica é usada para verificar se a pessoa que está apresentando o documento é quem afirma ser. Ela também apresenta uma oportunidade para uso posterior como uma maneira simples e moderna de acessar serviços que exigem identificação — e, em particular, quando a verificação precisa ser realizada remotamente.
As duas tecnologias mais comumente utilizadas são o reconhecimento facial e a digitalização da impressão digital:
- O sistema LFIS (Live Face Identification System) compara rostos em tempo real (a partir de câmeras de segurança, por exemplo) com os rostos cadastrados em documentos, usando um sistema de reconhecimento facial baseado em vídeo.
- O sistema CAFIS (Cogent Automated Fingerprint Identification System) digitaliza impressões digitais e comprar a impressão digital coletada em tempo real com a impressão digital associada ao documento de identificação.
3. Como uma ID digital é criada?
Digitalização da Identidade
Após a comparação dos dados biométricos e do documento de identidade, uma ID digital pode ser criada. A partir de agora, a ID digital do usuário pode ser usada para fazer login, facilmente, no serviço. O usuário pode obter acesso simplesmente apresentando o atributo biométrico solicitado, como sua impressão digital. Essa função permite que os usuários acessem facilmente os serviços da operadora móvel ou serviços de terceiros.
Verificação de ID:
Captura and Verificação
Combater a fraude de identidade e cumprir com os regulamentos nacionais de cadastramento digital de ID é um grande desafio para as operadoras. Nossa solução de verificação de identidade multicanal ajuda a reduzir a fraude associada ao uso de identidades falsas ao longo de um fácil processo de cadastro do cliente.
Serviços de verificação de ID para Operadoras Móveis
Mobile ID: digitalize, autentique e assine transações
Existe uma necessidade essencial de levar a conveniência e a confiança para a autenticação digital. Com a solução de Mobile ID, a Gemalto oferece um meio de autenticação exclusivo para acessar de forma segura os serviços digitais, confirmar transações e assinar documentos.
Soluções para uma identidade digital única e segura
Video
Por que o combate da fraude de identidade é fundamental para as operadoras?

Por que combater a fraude de identidade é fundamental para os responsáveis do departamentos de fraudes das operadoras? Quais são os impactos em termos de receitas, reputação e regulamentos? Saiba como acertar as coisas, com um serviço de verificação de identificação que conta com a nossa experiência nos setores de telecomunicações e governo.
Assista ao vídeo
Content Query
Da necessidade à oportunidade: Como as operadoras móveis se beneficiarão das IDs Digitais Seguras
Leia mais5 motivos para uma implementação rápida e eficiente da verificação automatizada de identidade
Beneficie de nossa experiência em ajudar operadoras a combater a fraude de identidade
Faça o download do relatório
Software para segurança móvel
As soluções de segurança móvel da Gemalto para aplicações dependem de uma abordagem sistemática para muitos casos de uso, como banco móvel, pagamento móvel, governo móvel e serviços empresariais móveis, entre outros. Ajudamos indústrias e governos a criar uma maior confiança no ecossistema ágil dos dispositivos móveis.
Construindo confiança nos aplicativos móveis