• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Leitores de ID e eID


ID Document Readers for Telecom Operators

Como utilizar serviços de verificação de identidade automatizados para combater as fraudes nas telecomunicações?

Em um mundo cada vez mais digital, regido por novas regulamentações, as operadoras móveis desejam oferecer sistemas de identificação digital mais seguros e simples. No mundo todo os governos estão aprovando uma legislação para proteger seus cidadãos contra fraudes e golpes ou ainda novas leis que foquem na proteção dos dados dos cidadãos, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) por aqui.

Neste contexto, a necessidade de um serviço automatizado de verificação de identidade é a prioridade central, já que crimes como lavagem de dinheiro normalmente envolvem identidades falsas ou roubadas e contas associadas a identidades falsas ou ausentes. Em resposta a isso, regulamentações como "Know Your Customer" e para registro de SIMcard exigem que as empresas tenham processos mais rigorosos e sistemas seguros para verificar a identidade de seus clientes. Isso é fundamental para as operadoras móveis, já que a fraude de assinatura representa 20% de todas as fraudes dentro do setor de telecomunicações (fonte: http://www.cfca.org/fraudlosssurvey). 

Ao mesmo tempo, além de proteger sua identidade, os consumidores precisam de mais conveniência, pois estão se acostumando rapidamente a jornadas digitais sem complicações e mais agradáveis, e desejam acesso simples e rápido a uma ampla variedade de serviços.  

 Documents

Captura de identidade

Neste contexto, para as operadoras, os dias de verificação "manual" das identidades dos novos assinantes móveis estão chegando ao fim. A necessidade de permitir cadastros on-line remotos e uma tolerância decrescente para processos lentos nas lojas apontam para a necessidade de métodos de captura e verificação de identidade muito mais seguros, eficientes e flexíveis. Isso inclui um movimento no sentido de coletar e verificar informações biométricas. 

O SDK da Gemalto (para dispositivos móveis) e a nossa variedade de leitores de documentos e leitores biométricos permitem que as operadoras criem uma solução de captura de identidade que pode ser implantada em todos os seus canais de vendas. 

Como parte da plataforma de serviços de Identidades Digitais da Gemalto, o SDK e os leitores avançados da Gemalto permitem capturar uma grande diversidade de documentos de identidade, juntamente com biometria, incluindo impressões digitais e captura facial com detecção de prova de vida.  Os detalhes pessoais relevantes são extraídos automaticamente dos documentos do cliente, acelerando o processo de preenchimento de formulário e minimizando qualquer risco de erros de digitação. Todas as informações capturadas são verificadas em tempo real usando a plataforma de Serviços de Identidade Digital Seguros da Gemalto. 

SDK de Identidade Digital Segura

Se uma operadora móvel quiser permitir cadastro remoto, o próprio dispositivo de um usuário (como um telefone celular ou um computador pessoal) poderá ser usado para capturar seus atributos de identidade. O SDK de Identidade Digital Segura da Gemalto fornece todas as etapas necessárias para que os clientes criem uma ID digital confiável em seus smartphones. O SDK é integrado de maneira fácil e transparente ao aplicativo móvel da operadora e pode ser usado em sistemas operacionais da Apple ou Android. 

O aplicativo resultante ajuda o assinante a tirar uma foto de seu documento de identificação e uma selfie. Ele controla a câmera e exibe o stream de vídeo na tela, enquanto verifica se a qualidade da imagem é aceitável e se as marcas de luz não estão prejudicando a verificação da ID ou o reconhecimento facial. E o mais importante, ele também solicita que o usuário se mova garantir que a pessoa que está na frente da câmera é quem diz ser. As dicas de controle de qualidade orientam o usuário durante toda a atividade. A imagem é automaticamente processada e preparada para análise. Observe que o SDK seguro da Gemalto possui recursos de segurança de software móvel

Leitores avançados de documentos de identidade 

Para permitir uma verificação adicional dos recursos de segurança de um documento de identidade ou capturar atributos de identidade com um grau ainda maior de precisão, é necessário um equipamento dedicado. 

Os leitores de documentos da Gemalto são mais precisos quanto a segurança e velocidade do processo de coleta. Graças a verificações sofisticadas (por exemplo, sob luz ultravioleta), nossos leitores de documentos podem ser usados para detectar vários documentos falsos. Com opções desenvolvidas para uso estacionário (leitores para desktop) no ponto de venda, bem como para uso móvel (leitores para tablet), essas soluções podem ser facilmente adaptadas a diferentes necessidades e prioridades. 

ID Document Readers

Tablets e leitores biométricos

Os leitores biométricos da Gemalto permitem a coleta de informações biométricas, como impressões digitais, no ponto de venda da operadora. Os scanners de impressões digitais da Gemalto são certificados e garantem alta qualidade na captura dos atributos biométricos. Eles estão em uso no mundo todo para identificação segura em controle de fronteiras nacionais, unidades de assistência médica e postos policiais. Nossos tablets biométricos também foram implantados em contextos onde a mobilidade e a flexibilidade eram fundamentais, como, por exemplo, para o registro de eleitores em áreas remotas. 

Os terminais da Gemalto para cadastramento remoto

Os padrões cada vez maiores de velocidade e conveniência estão levando muitas operadoras a permitir que os clientes comprem SIMcards e contratem planos móveis remotamente ou nas lojas. 

Para garantir maior conveniência, ao mesmo tempo em que adere a regulamentações de segurança, tal como o procedimento Know Your Customer, esse processo remoto precisa capturar tanto os documentos de identidade quanto as informações biométricas. Os terminais da Gemalto permitem o autocadastramento em locais como shopping-centers. Esses terminais ajudam a reduzir as filas nos pontos de venda e permitem o acesso a serviços em qualquer lugar. 

Mais informações sobre os leitores