• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

NFC "encostando" no mercado de transporte brasileiro


A tecnologia Contactless (sem contato) foi adotada pela primeira vez no Rio de Janeiro com o cartão de transporte RioCard em 2003 e, agora, ele já faz parte da rotina diária de vários usuários. A ideia agora é aumentar o uso da tecnologia NFC da mesma maneira..

Pela primeira vez no Brasil, os smartphones serão usados como carteiras móveis com a tecnologia NFC integrada para permitir pagamentos seguros dos bilhetes de transporte público. O Rio de Janeiro será a primeira cidade do país a lançar este tipo de serviço para os cidadãos.
Esta iniciativa inovadora é uma parceria pioneira entre a RioCard Tecnologia da Informação, responsável pelo transporte público no Rio de Janeiro, a Gemalto, a Motorola Mobility e a quatro principais operadoras de telefonia móvel do país - Claro, Oi, Telefônica e TIM, apoiadas pela GSMA.

Os cartões SIM NFC multi-tenant UpTeq da Gemalto integrados com a tecnologia Mifare4Mobile permite transações NFC para o transporte público e ajudarão a entender o comportamento dos usuários e a aceitação dos dispositivos móveis como um meio de pagamento seguro.

Um programa piloto de três meses com 200 usuários frequentes de ônibus, trens e barcas foi concluído em dezembro de 2013.

Como isso funciona?

Para pagar pela viagem, o usuário precisa colocar seu smartphone (um Motorola RAZR D3 - que, como o primeiro dispositivo popular que oferece a tecnologia NFC, foi exclusivamente selecionado para o piloto) a poucos centímetros do terminal leitor do RioCard. Em seguida, uma aplicação permite que os usuários verifiquem facilmente os saldos na tela, a qualquer hora e em qualquer lugar. Em breve o RioCard também oferecerá cargas pré-pagas no próprio dispositivo.

"É um sistema prático, rápido e que traz liberdade para o cliente." diz Homero Quintaes, Diretor da RioCard TI.

Quer saber mais? Acesse a página de transporte na internet.