• A Gemalto agora faz parte do Grupo Thales, descubra mais aqui.

Gemalto e GlobalmatiX Avançam em Telemática Automotiva para IoT de Alto Desempenho

A solução de telemática testada e aprovada pela Porsche GT4 Cup já está disponível  para OEMs mundiais

Amsterdã, 13 de dezembro de 2018 -  Para satisfazer a crescente demanda por soluções de telemática IoT de alto desempenho, a Gemalto e a GlobalmatiX, uma subsidiária integral da Softing AG, se uniram para entregar uma solução inovadora que se destacou durante o campeonato Porsche GT4 Cup. O Módulo IoT Cat. 1 Cinterion LTE e o eSIM da Gemalto fornecem conectividade sem fio segura e confiável para a GlobalmatiX Telematics Control Unit (xTCU) permitindo o monitoramento contínuo, comunicação e manutenção preventiva de maneira remota. A solução já está disponível para OEMs mundiais.

O dispositivo de telemática habilitado pela Gemalto foi testado e aprovado em carros de corrida
Instalado em um carro de corrida da Porsche, Cayman GT4, o dispositivo GlobalmatiX xTCU, habilitado pela Gemalto, foi colocado para teste em um circuito de corrida em Nürburgring, se destacando sob condições extremas de calor, vibração e velocidades de até 280 km/h. Após seis horas contínuas em aceleração total, a solução recebeu a bandeira quadriculada pelo seu desempenho e confiabilidade impecáveis, enviando dados de diagnóstico em tempo real de 40 diferentes sensores veiculares para a equipe de corrida. Os mecânicos foram capazes de monitorar indicadores cruciais de desempenho para pressão dos pneus, temperatura do óleo, nível de combustível e velocidade em toda a corrida. Graças à visibilidade imediata de problemas após um pequeno acidente, os mecânicos estão aptos a organizar as peças necessárias e gerenciar reparos em frações de segundo, mesmo antes de o carro voltar aos boxes.

A telemática para IoT em pistas rápidas
Não apenas projetado para corridas de carros, a GlobalmatiX xTCU pode conectar e monitorar qualquer veículo ou caminhão em tempo real. A solução é ideal para uma variedade de aplicações, incluindo: apólices de seguros de carros pagas por milhas, soluções de gerenciamento de frotas, aplicativos de rastreamento de veículos, sistemas de segurança de condutores, manutenção preventiva e sistema de entretenimento a bordo. O aumento da demanda por funções inteligentes em carros está conduzindo o crescimento mundial estimado do mercado de telemática em uma taxa de crescimento anual composta de 28,5% (2017-2022), impulsionando a receita global de USD 233,24 bilhões até 2022.1

Como a solução GlobalmatiX atua
A xTCU coleta dados de sensores incorporados em veículos e utiliza o eSIM da Gemalto e o Módulo IoT sem Fio Cinterion para criptografar dados e conectar, com segurança, às redes 4G/LTE via celular para o sistema backend na nuvem da GlobalmatiX. Aplicativos de análise transformam os dados em inteligência acionável que melhora o desempenho do veículo, segurança do condutor e sua conveniência. A solução da Gemalto também gerencia o fornecimento seguro de serviços pelo ar (OTA), que permite a xTCU conectar veículos por meio de qualquer rede móvel global sem visitar uma oficina ou atualizar o eSIM. Já existe um planejamento para estender a cooperação para a rede 5G.

"O sucesso da GlobalmatiX-Box em Nürburgring mostra o benefício da  cooperação entre nossa empresa e a Gemalto em fornecer solução rentável para telemática mundial de alto desempenho, tanto na América do Norte quanto na Europa", disse o Dr. Wolfgang Trier, diretor executivo da Softing AG. "O enfoque exclusivo da GlobalmatiX no design simplifica o desenvolvimento e a implantação para OEMs mundiais que recebem uma solução de ponta para qualquer veículo ou marca que inclua serviços de conectividade. A solução de conectividade da Gemalto é crucial para nosso sucesso em fornecer serviços confiáveis via celular mundialmente."

"As frotas de carros são os próximos ativos conectados 'obrigatórios' em IoT, sendo a GlobalmatiX-Box a plataforma ideal para OEMs em pré-integrar ou acrescentar poderosas soluções para telemática a bordo através de frotas mistas de veículos conectados", disse Andreas Haegele, vice-presidente sênior de Produtos de IoT na Gemalto. "A combinação de módulos IoT Cinterion e eSIMs da Gemalto fornece uma base robusta para conectividade segura e gerenciamento do ciclo de vida que estende a durabilidade, confiabilidade e flexibilidade."

​​​Sobre a Gemalto

Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com receitas anuais de € 3 bilhões em 2017 e clientes em mais de 180 países. Nós levamos confiança a um mundo cada vez mais conectado.

De software seguro até biometria e criptografia, nossas tecnologias e serviços permitem que empresas e governos autentiquem identidades e protejam dados, de maneira que fiquem seguros e possibilitem serviços em dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e entre eles.

As soluções da Gemalto estão na essência da vida moderna, desde o pagamento à segurança corporativa, passando pela Internet das Coisas. Nós autenticamos pessoas, transações e objetos, criptografamos dados e criamos valor para o software – possibilitando que nossos clientes protejam serviços digitais para bilhões de pessoas e coisas.

Nossos 15.000 funcionários estão distribuídos em 114 escritórios, 40 centros de personalização e de processamento de dados e 35 centros de desenvolvimento de software, localizados em 47 países. ​

Para saber mais, visite https​://www.gemal​to.com.br ou siga no Twitter @gemaltolatam e no LinkedIn em www.linkedin.com/company/gemalto.

​​​​​​​​​​​​​Contato de Imprensa da Gemalto para a América Latina:

Alexis Camarillo
​+52 5521223627​