Gemalto e a tecnologia piloto de blockchain da R3 colocam os usuários no controle de sua identidade digital

• Nova Trust ID Network da Gemalto permite que os usuários controlem com quem compartilham seus dados pessoais – e quando
• Identidades 'autossoberanas' simplificam a integração de clientes para diversos serviços digitais
• Instituições financeiras oferecem oportunidades exclusivas para explorar projetos descentralizados de ID Digital

Amsterdã, 18 de setembro de 2018 – Quem é você e como você pode provar isto? A nova solução Trust ID Network da Gemalto permite que os usuários ofereçam aos provedores de serviços digitais respostas totalmente verificáveis e seguras a estas questões simples, mas cruciais. Ao criar e gerenciar seu próprio programa de ID Digital 'autossoberana', os usuários podem se cadastrar em diversos serviços financeiros digitais, como eCommerce e governo eletrônico (eGovernment), sem ter que passar por processos repetidos de due diligence para cada um deles. Esta abordagem inovadora e distribuída de gestão de Identidade Digital permite que os provedores de serviços impulsionem identificações universais certificadas por órgãos confiáveis, uma vez que coloca os usuários no controle total de seus dados.TRUSTED ID NETWORK.jpg

Identidades Digitais verificadas e gerenciadas por aplicativo móvel de maneira conveniente

A tecnologia blockchain é ideal para apoiar os serviços de transações digitais com base em identificações verificáveis e confiáveis, sem expor dados sensíveis às ameaças de hackers e ataques cibernéticos. Com a solução Trust ID Network, o controle do usuário é facilitado por meio da Carteira Digital de ID (ID Wallet) criada; um aplicativo móvel conveniente e seguro. Aqui os usuários podem acrescentar dados pessoais às suas identidades digitais, receber a certificação destas informações e dar consentimento para compartilhar as mesmas com provedores dos serviços selecionados. Apenas 'atestados' emitidos por parceiros confiáveis são armazenados no serviço de blockchain, mantendo os dados pessoais sob controle exclusivo dos usuários.

Bancos podem impulsionar a criação de novos ecossistemas de ID Digital

Para cumprir com os novos regulamentos*, as instituições financeiras devem implementar procedimentos robustos de KYC (Conheça seu Cliente - Know Your Customer), rigorosa política de privacidade e proteção de dados bem como intensa autenticação do cliente. Portanto, estão idealmente posicionadas para conduzir a revolução de Identidade Digital Autossoberana. Outros provedores de serviços que contam com identificações verificáveis de clientes, como serviços públicos, operadoras móveis e companhias aéreas, também podem colher benefícios significativos com esta solução, incluindo a oportunidade de compartilhar custos de gestão de Identidade. À medida que outros parceiros interessados unem-se a um ecossistema de Identidade Autossoberana, identificações completas são criadas, dando suporte a uma gama ainda mais ampla de casos de uso.

A Gemalto constrói características exclusivas com a plataforma de blockchain Corda da R3

A Gemalto implementa sua aplicação Trust ID Network e, soluções de proteção de dados, na mais nova versão da plataforma Corda, a solução empresarial de blockchain de maior relevância do mundo, criada pela R3. Ela fornece total privacidade, segurança e imutabilidade juntamente com uma integração simplificada para provedores de serviços e a capacidade de apoiar serviços críticos de identificação. A R3 já trabalha com mais de 200 instituições financeiras e outras parcerias ao redor do mundo.

Um conjunto grande de parceiros interessados será convidado a participar em um dos vários testes-piloto da Trust ID Network, que será lançada ainda este ano.

"Capacitar os clientes a gerenciar e controlar sua própria identidade digital, baseada na tecnologia de blockchain, é uma verdadeira revolução. Para nós, é muito gratificante colaborar com a Gemalto por meio da Trust ID Network", disse David E. Rutter, diretor executivo da R3. "As características exclusivas da plataforma Corda oferecem a base ideal para um serviço seguro, fácil de implantar e descentralizado da gestão de ID."

"A Trust ID Network resolve as profundas deficiências de estruturas tradicionais e 'isoladas' de identificação: experiência insuficiente do usuário, aumento de custos e dificuldades em atender aos regulamentos mais rigorosos. É a perfeita ilustração da capacidade da Gemalto em combinar soluções comprovadas de ID Digital e novas tecnologias como o blockchain", disse Bertrand Knopf, vice-presidente executivo de Serviços Bancários e Pagamentos da Gemalto. "Instituições financeiras são as mais cotadas para levar adiante esta revolução de identificação autossoberana, comprovando o atrativo junto a um amplo conjunto de outros provedores de serviços."

*Na UE, regulamentos relevantes incluem AMLD 4 e 5, o GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) e PSD2 (Segunda Diretriz de Serviços de Pagamentos)

​​​Sobre a Gemalto

Gemalto (Euronext NL0000400653 GTO) é líder mundial em segurança digital, com receitas anuais de € 3 bilhões em 2017 e clientes em mais de 180 países. Nós levamos confiança a um mundo cada vez mais conectado.

De software seguro até biometria e criptografia, nossas tecnologias e serviços permitem que empresas e governos autentiquem identidades e protejam dados, de maneira que fiquem seguros e possibilitem serviços em dispositivos pessoais, objetos conectados, na nuvem e entre eles.

As soluções da Gemalto estão na essência da vida moderna, desde o pagamento à segurança corporativa, passando pela Internet das Coisas. Nós autenticamos pessoas, transações e objetos, criptografamos dados e criamos valor para o software – possibilitando que nossos clientes protejam serviços digitais para bilhões de pessoas e coisas.

Nossos 15.000 funcionários estão distribuídos em 114 escritórios, 40 centros de personalização e de processamento de dados e 35 centros de desenvolvimento de software, localizados em 47 países. ​

Para saber mais, visite https​://www.gemal​to.com.br ou siga no Twitter @gemaltolatam e no LinkedIn em www.linkedin.com/company/gemalto.

​​​​​​​​​​​​​Contato de Imprensa da Gemalto para a América Latina:

Enriqueta Sedano
​+52 5521221422​